Matheus de Albuquerque Santos: um jovem médico que venceu através do estudo

Matheus de Albuquerque Santos nasceu na cidade de Aracaju no dia 19 de maio de 1991. Filho único de Nadja Maria Queiróz de Albuquerque Jorgival dos Santos. De família humilde, viveu até os 5 anos de idade no povoado Central, localizado no município de Riachuelo. Sua mãe casou-se aos 18 anos, no entanto seu pai abandonou a família quando Matheus tinha apenas 4 anos de idade. 

Após a separação, sua mãe decidiu ir tentar a sorte na cidade do Rio de Janeiro, deixando-o aos cuidados de sua avó materna. Ao completar 5 anos de idade, Matheus foi morar com sua genitora que já tinha se estabilizado na “cidade maravilhosa”, ficando até aos 21 anos nesta cidade. Passou por muitas dificuldades como filho de mãe solo, isso despertou nele o desejo de estudar para melhorar a sua vidada sua mãe e da família de um modo geral.  

Firme no seu propósito, seguiu estudando. Aos 11 anos, já estava na 5ª série e estudou de 2002 a 2005 na escola municipal Itália até a 8ª série. Logo após, foi aprovado na escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – uma unidade escolar técnico-científica da FIOCRUZ- estudando em horário integral, onde no período matutino cursava o ensino médio e no período vespertino, o técnico em laboratório. 

Ao terminar o ensino médio e técnico, aos 17 anos começou a trabalhar como técnico de laboratórioestagiando no Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro, e ingressou como funcionário de um dos laboratórios. No mesmo período, ingressou também, na Faculdade de Biologia da UFRJ –Universidade Federal do Rio de Janeiro- de 2009 a 2013conciliando faculdade e trabalho. 

Já cursando o 4 º ano de Biologia, percebeu que poderia ir além, e decidiu estudar para tentar passar no curso de medicina, de modo que durante o dia trabalhava e fazia faculdade, e à noite fazia curso preparatório para medicina. Passou na 1ª chamada da UFS –Universidade Federal de Sergipe- campus Lagarto, onde estudou de 2014 a 2019 e por esta razão retornou a Sergipe, seu estado de origem. 

Agora, já cursando medicina em Lagarto-SE, sua mãe que ficou no Rio de janeiro, começou a cursar enfermagem, um sonho que já tinha há muito tempo, porém não pôde realizar antes, concluindo quando Matheus estava no 4º ano de medicina. Ela começou a trabalhar, em seguida fez pós graduação em Centro Cirúrgico e fez residência de Enfermagem em Centro Cirúrgico. Nesse período, Matheus já formado e trabalhando, presenteou sua mãe pagando um estágio na Europa. Hoje ambos têm uma vida estável e confortável. 

Matheus foi aprovado na residência em Cirurgia Geralatualmente em fase de conclusãoatuando no Hospital de Cirurgia. Acredita piamente na existência de Deus, expressa com a seguinte frase:O que eu posso dizer é que Deus existe, surpreende a ciência e envergonha a incredulidade.” E sobre a medicina, diz: “a medicina é uma ciência essencialmente social … Você só pode mudar a vida de alguém ao se relacionar com essa pessoa.” 

 

Sou Vânia Sobrinho e estarei aqui semanalmente compartilhando com vocês textos biográficos de pessoas ilustres.  

Publicidade:

 

 

 

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos, josevaniass@hotmail.com .Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

 

 

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta