Matrícula na rede estadual aumenta em tempo de desafios

Alunos matriculados em 2021 na rede pública estadual já superam o quantitativo de 2018, 2019 e 2020. Ensino médio deu um salto de 11% no número de matriculados em relação a 2020. Na modalidade do ensino médio em tempo integral, o aumento foi de 29%.

 

A rede pública estadual de ensino vem apresentando um dado significativamente positivo no quesito matrícula de alunos. Em maio de 2021, a rede estadual figura com 160.598 alunos matriculados, um número maior que o apresentado durante o ano 2020, quando a quantidade de alunos pontuou 153.187 matriculados. Esses números tendem a crescer por conta da busca ativa escolar e por disponibilizar o portal da matrícula aberto ao longo de todo o ano.

 

Se comparado o número de matriculados de maio de 2021 com dezembro de 2020, um período considerado atípico em que a pandemia do novo coronavírus apresentou uma série de desafios, a rede pública estadual teve um aumento de 5%, saltando de 153.187 para 160.598, com tendência a aumentar ao final de 2021, já que as unidades de ensino continuam matriculando.

 

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, comemora o resultado do aumento da matrícula, já que o período é considerado de desafios, quando as relações professores/alunos tiveram que ser revistas e os canais de aprendizagem se adequaram ao ensino híbrido.

 

“Tivemos um significativo aumento nas matrículas dos nossos estudantes da rede estadual de ensino, mesmo passando por todo esse período difícil de pandemia. E esses números ainda tendem a aumentar, já que o sistema de matrícula não está fechado. Isso significa que a rede continua tendo capacidade e capilaridade para receber novos estudantes”, afirmou.

 

A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional da Seduc (Ceave), Joniely Cruz, destaca algumas hipóteses para que tenha acontecido esse aumento nas matrículas de forma geral. Uma delas é o processo de intensificação da Busca Ativa Escolar junto aos municípios, entendendo que esse estudante, por mais que não seja da rede municipal, é um estudante daquele município e que precisa ser encaminhado para as escolas estaduais que ofertam o ensino médio. Um outro aspecto indicado pela técnica é o ingresso de estudantes oriundos de outras redes. “A gente acredita que, diante do contexto atual de pandemia, esses dois movimentos podem ter impactado no aumento da nossa matrícula de forma geral”, disse.

 

Joniely Cruz explica que esses dados apresentados são oriundos do SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) e do Sistema Integrado Administrativo Educacional 160.598 (SIAE) da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), já que os dados do Censo 2020 ainda estão em fase de terminalização.

 

Outros dados

Publicidade:

 

Em 2020, o ensino médio em todas as suas modalidades tinha 64.010 estudantes, passando em 2021 para 71.169 alunos matriculados. Esses números representam um aumento de 11%. Ao fazer um recorte apenas do Ensino Médio em Tempo Integral, a modalidade saltou de 12.870 matriculados (dezembro 2020) para 16.575 (maio 2021), um aumento de29%.

 

Um dado também tem chamado atenção dos técnicos da Rede Pública Estadual: a quantidade de matriculados no Programa Sergipe na Idade Certa (Prosic), ou seja, o programa de correção de fluxo do Governo de Sergipe, de acordo com o Sistema Integrado Administrativo Educacional (SIAE) da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), aponta um crescimento na matrícula de 468 em 2019, saltando para 2.669 em 2020 e 6.339 alunos matriculados em maio de 2021, uma linha bastante positiva na Educação, que prever impactar nos números da aprendizagem do Estado.

 

* matéria escrita de acordo com os dados de 06 de maio de 2021

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta