No Dia Nacional da Vigilância Sanitária, a importância do órgão ganha destaque

O dia do nascimento do médico Oswaldo Cruz, 5 de agosto, é também o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, órgão que tem a missão de promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, educação, informação, apoio técnico, fiscalização, supervisão e avaliação em Vigilância Sanitária. Nesta data, a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, se congratula com gestores e técnicos do setor que nesta pandemia têm redobrado os esforços para cumprir o seu papel.

De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária da SES, Ávio Britto, o órgão atua a partir de um conjunto de ações que visam eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população, da mesma forma que intervém em problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Ávio enfatizou que o objetivo principal da Vigilância Sanitária é a promoção da saúde da população e para isso mantém sobre estreita fiscalização produção e comércio de agrotóxicos e toxicologia, alimentos, cosméticos, derivados do tabaco, medicamentos, saneantes, entre outros. Fiscaliza hospitais, laboratórios, clínicas, bancos de sangue e outras unidades de saúde.

Nesta pandemia, segundo enfatizou o coordenador, a Vigilância tem atuado muito firmemente no monitoramento e ajuste de protocolos sanitários de unidades de saúde, órgãos públicos e de empresas privadas que estão retomando as atividades. “Não apenas fazemos as correções necessárias de acordo com as normas sanitárias, mas também fiscalizamos e cobramos, se necessário, a execução correta daquilo que está estabelecido no protocolo”, disse Britto, salientando que a Vigilância Sanitária estadual contra com uma equipe de 85 trabalhadores, entre gestores, fiscais e administrativos.

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Publicidade:

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta