Nova circulação da avenida Nestor Sampaio agrada moradores da região

No último dia 2, a Prefeitura de Aracaju implementou uma mudança importante no tráfego da avenida Padre Nestor Sampaio. A reorganização, posta em prática pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), tornou o sentido da via, antes mão dupla, em único.

Essa adequação, que objetiva melhorar a fluidez e segurança do trânsito nesta região da capital, faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, executado a partir do Planejamento Estratégico da gestão municipal.

As pessoas que utilizam a via para se locomover, seja de carro, bicicleta, transporte público ou até mesmo à pé, reconhecem que a mudança, ainda em estágio de adaptações, foi pensada unicamente para promover benefícios à população, sem exceção.
Maria José, 52 anos, trabalha em uma escola próxima da Nestor Sampaio. Ela conta que passa pela via todos os dias e observa o quanto a mudança facilitou a sua locomoção. “Aprovei, porque antes era um congestionamento danado, as pessoas não respeitavam ninguém, era na calçada e tudo hoje ficou perfeito, dá para passar com mais tranquilidade”, relata.
A mudança na Nestor Sampaio também interfere em outras vias adjacentes. Nesse sentido, as vias que passaram a ter sentido único são: Nestor Sampaio com direção à avenida Augusto Franco; já o tráfego na Nelson Hungria passa a ocorrer apenas sentido avenida Hermes Fontes; e a rua Abgail Ferreira Araújo Ramos também somente sentido Hermes Fontes.
Genivaldo Santos Silva, 51, trabalhador da construção civil, avalia de maneira positiva essas mudanças. “A mudança está boa, porque aqui era um movimento intenso, agora não, ficou bom”, disse, ao destacar que para os pedestres “está mais seguro”.
A empregada doméstica Jenifer Souza, 29, passa sempre pela avenida e não tem dúvidas sobre os benefícios permitidos pela alteração. “Eu amei a mudança. Eu moro no bairro Cirurgia, mas todos os dias eu passo por aqui para trabalhar. Com a via de mão única, achei que está mais seguro, principalmente para nós, pedestres”, observa.
Gilvan Gomes dos Santos, 52, é motorista de aplicativo. Para ele, a mudança, além de proporcionar mais segurança a quem trafega, reduziu bastante o tempo de viagem. “Depois dessa alteração, percebi que a via ganhou espaço para trafegar. A gente ganha tempo ao fazer o trajeto. Saindo da Hermes Fontes, entrando na Nestor Sampaio e saindo na Rio de Janeiro [avenida Augusto Franco] o trajeto é mais rápido. Com certeza melhorou para nós motoristas, mas acho que também melhorou para a comunidade, porque até mesmo se eu precisar fazer uma parada na via, ainda dá para passar dois carros tranquilamente”, frisa.
Essas novas regras de circulação integram o Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, que já requalificou os quatro principais corredores de transporte da cidade: Hermes Fontes, Augusto Franco, Beira Mar e Centro/Jardins.
Transporte público
Com a reorganização do trânsito, os trajetos de cinco linhas de ônibus que passam pelos bairros Luzia, Grageru e Ponto Novo foram alterados, ampliando, assim, o serviço à população.
As linhas são: 200 CIC1 – Circular Indústria e Comércio 01, 703 – Augusto Franco/Centro via Siqueira Campos, 706 – Santa Lúcia/Centro via Suíssa, 707 – Castelo Branco/Centro e 709 – DIA/Centro Via Clínicas.
Já as vias que passaram a receber linhas de ônibus são: Rua Sinésia Barreto Moura (linhas 200 CIC1 e 703); Rua Francisco de Assis Delmondes Pereira Freitas (linhas 200 CIC1 e 703); Avenida Augusto Franco (linhas 200 CIC1 e 703); Rua Bom Jesus dos Navegantes (linhas 200 CIC1, 703 e 709); Rua Arnaldo Pereira Souza (linha 709).
Além desses, também passaram a receber itinerários do transporte: Rua João Gomes (linha 709); Rua José Deodoro dos Santos (linha 709); Avenida Dulce Diniz, antiga estrada da Luzia, (linha 709); Rua Abgail Ferreira Araújo (linha 709); Rua Ministro Nelson Hungria (linha 709); Rua Isaías Amâncio de Jesus (linha 707) e Rua Rafael de Aguiar (linha 706).

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta