O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Sergipe participa de oficina com agricultores, visando regularizar o direito de uso dos Recursos Hídricos no município de Malhador

Em pareceria com a Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente – SERHMA/SEDURBS na manhã do dia 24, o CBH Rio Sergipe participou de uma oficina com o objetivo de regularizar a captação de água pelos irrigantes do município de Malhador, que atualmente se encontra em uma grave crise hídrica que gerou um conflito entre os irrigantes (pequenos agricultores) e a companhia de Saneamento de Sergipe DESO.

O CBH Rio Sergipe tem grande interesse no “caso Malhador”, pois é um conflito em curso que precisa ser mediado para evitar maiores perdas de cunho econômico, social e ambiental. A ação por parte do CBH Rio Sergipe levou ao conhecimento dos usuários de água o papel do CBH Rio Sergipe na mediação de conflitos em torno dos recursos hídricos da bacia hidrográfica.

O conflito entre os usos (Irrigantes X Abastecimento público) é um dilema que o município vem vivenciando, que se agravou devido a forte estiagem que o estado passou nos últimos anos. A falta de água no município tem mobilizado o estado, em especial a SERHMA, e o CBH Rio Sergipe enquanto articulador político. Sabemos que os conflitos por água não se resolve de forma pontual e nem de forma rápida. Mas na medida do possível, a SEDURBS/SERHMA através de seus técnicos, vem buscando soluções a curto, médio e longo prazo para o problema.

“Neste momento não adianta apontar culpados e sim buscar cooperação com os atores envolvidos no conflito, as instituições de fomento, pesquisas e extensão e o poder público, essa é a função do CBH Rio Sergipe” destacou Sheila Feitosa membro do CBH Rio Sergipe.

A SEDURBS não poupa esforços para apoiar todas ações da Superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente como também o CBH Rio Sergipe, o evento contou com a presença da Vice-Presidente do CBH Rio Sergipe Ana Paula.

 

Por Sheila Feitosa – Engenheira Florestal, MSc. Em Recursos Hídricos, membro do CBH Rio Sergipe.

 

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta