O PROFESSOR DOS ALUNOS, DOS PAIS E DA GESTÃO: Os desafios do ensino remoto em meio a pandemia

“Adaptei-me rápido, mas não vejo a hora de acabar e voltar ao normal”

“Pra mim ainda é difícil, mas graças a Deus os pais têm contribuído”

“Depois de um ano está tranqüilo, mesmo com interrupções dos pais e da coordenação”

“Já não agüento mais. É muita pressão para nós professores”

São várias as visões dos professores diante da realidade atual vivenciada com o ensino remoto, no ensino fundamental e médio.

Desafiador? Sim, sem dúvidas!

O professor que antes detinha o poder de fazer de sua sala de aula, o seu espaço, o seu mundo junto aos seus alunos, hoje partilha suas aulas com um público maior.

Mesmo após mais de um ano de pandemia, o profissional que mais se reinventou com a adaptação ao ensino remoto, ainda encontra grandes desafios pelo caminho.

Imagine uma sala de aula sem as paredes, com o professor e seus alunos, onde ao redor estão os coordenadores, gestores, e os pais desses alunos, analisando toda didática e “performance” do professor diariamente. Imaginou? Essa é de fato a realidade atual enfrentada pelos professores do ensino fundamental e médio.

Mesmo após tanto tempo, recentemente um professor foi interrompido por alguns pais no momento da aula, o que ocasionou um grande conflito e resultou em uma necessária reunião onde os pais pediram pelo desligamento do mesmo.  A gestão e coordenação por sua vez tiveram uma atitude plausível, ouvindo e entendendo o posicionamento dos pais, mas conduzindo tudo de maneira profissional e pedagógica, dando respaldo ao professor e fazendo os pais compreenderem o ocorrido.

E como fica a cabeça do professor após o episódio? A sociedade infelizmente não enxerga a tensão que o professores vem enfrentando todo esse tempo.

Será que o professor com mais de 10 anos de sala de aula, vinha errando durante todo esse tempo? Será que os pais, que talvez não tenham o conhecimento pedagógico, mesmo assim estavam com suas razões?  Ou será que muita coisa precisa ser repensada?

É fato que existem visões diferentes por parte dos professores, e alguns conseguem enxergar um lado positivo diante do atual cenário, o qual todo esse processo de ensino remoto gerou um sentimento de valorização, otimismo e eficiência em relação à carreira.

Faz-se necessário muito mais que a entrega de conceitos em sala de aula, é necessário agradar a todos, pois esse “todos” estão imbuídos no processo de ensino-aprendizagem nesse momento.

No entanto, precisamos entender que como em qualquer outra profissão, existem os que facilmente se adaptaram, e aqueles que enfrentam seus medos, ansiedade ocasionada pela pandemia, e isso automaticamente impacta no desempenho profissional.

 

Dayse Xavier de Santana

Pedagoga Especialista

Consultoria e Assessoria Educacional

daysesantana.consultoria@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

5 thoughts on “O PROFESSOR DOS ALUNOS, DOS PAIS E DA GESTÃO: Os desafios do ensino remoto em meio a pandemia

  • 19/06/2021 em 16:10
    Permalink

    Muito bom poder contribuir com o Imprensa 24h.

    Resposta
  • 21/06/2021 em 11:12
    Permalink

    A matéria O professor dos alunos, dos pais e da gestão abordou uma temática clara e objetiva que os professores estão passando com seus medos e ansiedades, onde tinha um espaço somente para alunos, hoje partilha o modo pedagógico para o mundo. Parabéns, excelente texto para uma boa reflexão.

    Resposta

Deixe uma resposta