Orquestra Sinfônica de Sergipe retomará seus concertos com público presencial

Um dia histórico para a cultura da música em Sergipe: assim podemos definir o dia 19 de agosto de 2021, quinta-feira. Nesta data, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) retomará seus concertos com público presencial, apresentando um grande repertório sob a regência do maestro titular, Guilherme Mannis. A apresentação observará variados protocolos de segurança para a recepção do público, como o uso obrigatório de máscaras e álcool gel, observância de distanciamento e aferição de temperatura. A orquestra, para sua performance, observará os Protocolos de Segurança Sanitária desenvolvidos pelo Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê. A entrada é franca, limitada a 50% da ocupação do Teatro, conforme decretos governamentais.
Preparando-se para a abertura de sua Temporada de Concertos 2020 no Teatro Tobias Barreto, no mês de março do ano passado, o grupo foi surpreendido pelas primeiras medidas restritivas, cujo principal aspecto era o de se evitar, ao máximo, as aglomerações de pessoas. Naturalmente, todas as apresentações com público, desde então, foram canceladas, e mesmo os ensaios com orquestra completa – uma típica aglomeração de artistas – foram suspensos. A partir do mês de julho do ano passado, o grupo iniciou um importante projeto de Temporada Digital de Concertos, com apresentações gravadas, sem público, diretamente do palco do Teatro Tobias Barreto, veiculadas pela TV pública e meios digitais (YouTube e Facebook da Orsse, @orquestra.sergipe). Os 19 programas produzidos desta forma seguirão sendo veiculados até o fim do ano.
O concerto deste próximo dia 19 é o primeiro concerto a ser realizado com toda a orquestra e com a presença de público, desde o início da pandemia da Covid-19, e alguns fatores são importantes para esta realização. A queda do índice de transmissão em Sergipe, o extenso tamanho do palco do Teatro Tobias Barreto, que possibilita o correto distanciamento entre os músicos, e a significativa porcentagem de cidadãos vacinados possibilitam a realização do evento, com maior segurança para todos os envolvidos.
“Nossa arte é social, ela pressupõe o encontro, os diálogos musicais. Retomar este saudável processo, com toda a segurança para os envolvidos, é motivo de muita emoção e orgulho para todos nós, afirma Guilherme Mannis, diretor artístico do grupo. Que a ‘Alvorada’ de Carlos Gomes, a primeira peça que executaremos, traga um renascimento musical para nós todos, de forma que consigamos reconstruir nossas vidas e nossa esperança”, completa Mannis.
No repertório do concerto, obras como as Danças Húngaras de Johannes Brahms, peças brasileiras como Batuque e Garatuja, de Alberto Nepomuceno e Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri, além de excertos da ópera “Carmen”, de Geroges Bizet, e o Danzón nº2, do mexicano Arturo Márquez.
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Temporada de Concertos 2021 – “Alvorada musical” – Retorno aos concertos com público presencial
Quinta-feira, 19 de agosto de 2021, 20h30
Teatro Tobias Barreto
Entrada franca – limitada a 50% da lotação do Teatro, conforme decreto governamental
Guilherme Mannis, regente
Antônio CARLOS GOMES
Alvorada, da ópera “Lo Schiavo”
Johannes BRAHMS
Danças Húngaras nº1, 3, 5 e 10
Camargo GUARNIERI
Dança Brasileira
Alberto NEPOMUCENO
Abertura “O Garatuja”
Georges BIZET
Excertos das Suítes Sinfônicas da ópera “Carmen”
Prélude e Aragonaise, Intermezzo, Habanera, Seguedille, Les Dragons d’Alcala, La Garde Montante, Danse Bohème, Les Toréadors
Alberto NEPOMUCENO
Batuque
Arturo MÁRQUEZ
Danzón nº2
Realização: Fundação de Cultura e Arte Aperipê / Governo de Sergipe

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta