Abertas inscrições para Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica

Os professores interessados em participar do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), na modalidade a distância, já podem fazer a inscrição, que foi aberta nesta quarta-feira, 9, e prossegue até o dia 24 deste mês. O curso terá como público-alvo professores da Rede Pública Estadual que atuam ou atuaram em disciplinas da área técnica de cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir de 1º de janeiro de 2019 até a data da publicação do edital, e que tenham diploma de curso superior em qualquer área de conhecimento. A pós-graduação será ministrada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e é financiada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC).

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://ept-ifes.selecao.net.br/. Ao todo, estão sendo ofertadas 4.320 vagas para todo o Brasil. Em Sergipe serão 160 vagas, distribuídas nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores e São Cristóvão.

O curso visa a capacitar professores que atuam nas áreas técnicas dos cursos da rede estadual dos entes federados para lecionarem nas ofertas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente para os cursos técnicos de nível médio; estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre a EPT como campo de estudos; e promover a Educação a Distância como estratégia educativa, especialmente na Educação Profissional.

A pós-graduação terá duração de 12 meses, distribuídos em um calendário acadêmico de atividades de estudo, aulas, atividades práticas, avaliações presenciais e defesa de Trabalho Final de Curso (TFC). A ocorrência dos momentos presenciais poderá ser revista devido à situação de pandemia da Covid 19. A previsão de início é para o mês de outubro de 2020.

Módulos

A matriz curricular do curso contará com três módulos. O primeiro terá como componentes curriculares: Ambientação em Educação a Distância; Epistemologia da Educação Profissional e Tecnológica; e Educação de Jovens e Adultos e Teorias de Aprendizagem para a Educação Profissional e Tecnológica.

O segundo módulo será composto dos componentes curriculares: Teorias Educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica; e Didática Profissional. Já o terceiro módulo contará com: Projeto Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica; Práticas Inclusivas na Educação Profissional e Tecnológica; e Pesquisa e Extensão Tecnológicas. Os participantes desenvolverão um Trabalho Final de Curso, com uma intervenção pedagógica.

A coordenadora do Serviço de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Sepro/Seduc), professora Rivânia Andrade, destacou a importância desse curso. “Essa pós-graduação em Docência de EPT será de grande valia para as práticas pedagógicas desses professores, pois eles terão a formação integral em Didática da Educação Profissional. Esses conhecimentos na área de Docência, Didática, Legislação de Educação Profissional e Meios Digitais darão um plus na formação dos profissionais. Eles passarão a ser professores mais bem preparados”, afirmou.

Todas as informações referentes ao curso podem ser obtidas no edital, por meio do link: https://ept-ifes.selecao.net.br/informacoes/1/.

 

 

Por Assessoria de Comunicação da SEDUC

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta