Prefeitura de Aracaju faz visita técnica a projetos executados com recursos do BID na Bahia

No decorrer desta semana, representantes da Prefeitura de Aracaju conheceram, na Bahia, projetos executados pela Caixa Econômica Federal com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A visita técnica, coordenada pela Diretoria de Gestão Social da Habitação e Transferência de Renda da Assistência Social de Aracaju, cumpriu o objetivo de verificar, em Salvador, experiências de elaboração do termo de referência de projetos e o modo de execução.

Há pouco mais de um mês, a Prefeitura de Aracaju firmou com o BID um financiamento de R$300 milhões para executar o conjunto de obras estruturantes do programa de requalificação urbana Construindo para o futuro. De acordo com a assistente social e técnica responsável pelos projetos de trabalhos sociais da Diretoria de Gestão Social da Habitação, Bárbara Alcântara, a experiência vivenciada ajudará no planejamento dos projetos voltados à área social.

“Entramos em contato com a Caixa Econômica Federal, em Salvador, responsável por executar os projetos, para conhecermos as obras que estão sendo construídas com os recursos do BID. Nos apresentaram todo o processo, desde a elaboração do projeto até a sua efetivação. Visitamos algumas obras, como o novo residencial Mané Dendê e Nova Esperança, e tivemos reuniões com equipes técnicas para entender a necessidade de criação dos projetos. Foi uma experiência norteadora para a realização de atividades com boas práticas na cidade de Aracaju”, afirma Bárbara.

Investimento


Em Aracaju, a principal obra que receberá recursos do financiamentodo BID é a construção da avenida Perimetral Oeste, que visa a desafogar o trânsito na avenida Euclides Figueiredo, zona Norte. O programa Construindo para o Futuro inclui ainda a urbanização e melhoria das condições socioambientais, de infraestrutura e de mobilidade urbana da cidade. Também estão previstas a construção de unidades habitacionais, escolas, equipamentos de saúde e de assistência social, praças, a revitalização completa do Parque Augusto Franco (Sementeira) e a criação do Parque Ecológico Poxim. Na área social serão construídos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e um Centro Dia para Pessoas Idosas.

 

Por Pábulo Henrique

 

 

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta