Prefeitura de São Cristóvão bloqueia acessos à cidade e impede direito de ir e vir

Na manhã desta segunda-feira, 22, a prefeitura de São Cristóvão divulgou a notícia de que a Polícia Militar vai bloquear os acessos ao município de São Cristóvão entre os dias 26 e 28 de fevereiro, para impedir que a população, sobretudo os fiéis, promovam aglomerações durante a tradicional Romaria de Nosso Senhor dos Passos.

 

Com a decisão, a prefeitura impede o direito à liberdade de locomoção, ou seja, o direito de ir e vir, encontrado no art. 5, XV da Constituição Federal, que permite o cidadão ingressar, sair, permanecer e se locomover no território brasileiro.

 

Além disso, a medida acaba ferindo a liberdade de religião, pois afeta a liberdade dos romeiros a pagarem as suas promessas religiosas, que não poderão caminhar até a cidade histórica e cumprir seus votos. Dessa forma, o poder público acaba ficando acima da religião.

 

Realizada há mais de um século, tornando-se uma das mais emblemáticas manifestações religiosas e mais antigas do gênero do Estado. A devoção aliada ao patrimônio histórico da cidade sergipana atrai cada vez mais o olhar de pesquisadores e turistas em busca da religiosidade presente em cada gesto dos romeiros, além das tradições resguardadas há séculos em templos religiosos, costumes e bens imateriais.

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *