Prefeitura de São Cristóvão e UFS inauguram Farmácia Universitária no conjunto Eduardo Gomes

O prefeito Marcos Santana e a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Alaíde Hermínia, inauguraram a Farmácia Universitária na manhã desta sexta-feira (22), na Unidade de Saúde da Família (UBS) José Maria Figueroa, conjunto Eduardo Gomes. A unidade é mais uma parceria da Prefeitura Municipal de São Cristóvão com a UFS e contará com serviços de promoção à saúde e prevenção de enfermidades através do trabalho de equipe especializada, promovendo ações relacionadas ao cuidado do paciente, contribuindo assim para a efetividade dos tratamentos.

O prefeito Marcos Santana destacou a parceria desenvolvida com a UFS ao longo da gestão para a realização de projetos importantes para o município. “Desde o início do meu mandato tenho falado que a parceria com a UFS é um fator de esperança para a solução de problemas que enfrentamos nesta cidade, em várias áreas de atuação. Esse prédio é um exemplo disso, quando aqui chegamos este local era só um prédio, e o que deveria ser uma casa de acolhimento e de carinho para pessoas que vêm em busca da cura dos seus males não cumpria o seu papel de acolhimento. Hoje é um dia de muita alegria, vejo estudantes, professores, servidores e profissionais de saúde de mãos dadas com o objetivo de ampliar ainda mais o atendimento. Quando os cidadãos aqui chegarem terão uma farmácia não apenas para entregar o medicamento, mas para orientar de que forma deve ser tomado. Para além da capacidade técnica dos nossos servidores cobro que a população seja acolhida com amor”.

De acordo com a pró-reitora de extensão, Alaíde Hermínia, a farmácia ampliará a possibilidade de estágios curriculares para os alunos do curso, ao mesmo tempo em que presta a assistência farmacêutica à comunidade. “A UFS tem trabalhado junto com São Cristóvão em projetos estratégicos que buscam a qualidade de vida da população,  meta da gestão do prefeito Marcos Santana. Esse projeto atende também uma demanda acadêmica, pois a universidade precisa ter uma farmácia para as metas do projeto pedagógico do curso, trabalhar junto à comunidade e ao Sistema Único de Saúde.  Aqui teremos um fluxo contínuo de estudantes de estágio e de residência”, observou.

“Compreendemos a importância deste equipamento e iremos garantir que o paciente saia da consulta com o farmacêutico compreendendo que o uso correto e responsável da medicação é determinante para o sucesso do tratamento médico”, enfatizou a secretária municipal de saúde, Fernanda Santana.

Para a coordenadora do curso de Farmácia da UFS, Dulce Marta Schimiequel Mascarenhas, a inauguração é um sonho que se realiza depois de uma década de espera. “Devido a parceria com a Prefeitura de São Cristóvão será possível desenvolver um trabalho muito aguardado pelos moradores desta região. A partir de agora vamos  fornecer para a população do Eduardo Gomes e de tod o Grande Rosa Elze um serviço farmacêutico de qualidade. Não é só distribuição de remédio é cuidado com o paciente e com a sua saúde”, finalizou.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças dos Vereadores: Djalma Santana e Edson Pereira, além da secretária de Governo e Relações Comunitárias, Paola Santana; do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Thiago Corrêa; do pró-reitor de pós-graduação da UFS, Lucindo Quintais; do diretor do Centro do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde,Professor Adriano Antunes; de vários alunos representando o Centro Acadêmico de Farmácia da UFS;  Antônio Luiz Santos, representantes do Conselheiro Municipal de Saúde e trabalhadores e trabalhadoras da Secretaria Municipal de Saúde.

Fotos; Heitor Xavier.

Email: contato@imprensa24h.com.br
Telefone: 79 99672-6073
Clique neste link para me enviar mensagens no WhatsApp

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h