Prefeitura de São Cristóvão promove ações do ‘Outubro Rosa’ nas Unidades de Saúde

A Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criou o projeto “Outubro para empoderar-se” e por meio dele vem realizando uma série de atividades referentes ao ‘Outubro Rosa’. Visando garantir o direito à saúde das mulheres a SMS promoveu na manhã desta sexta-feira (25) no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) João Bebe-Água e na Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Florêncio no Tijuquinha oferta de ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação, privilegiando ações de prevenção do câncer de colo de útero e de mama.

A gerente da USF Antonio Florêncio, Mariane da Rocha Marques falou sobre o trabalho da SMS e da atividade na Unidade. “Trabalhamos na garantia do direito e da atenção integral à saúde das mulheres, cuidado, levando informação e respeito. Hoje estamos desenvolvendo uma atividade voltada para as mulheres na faixa etária dos 25 aos 69 anos. É uma ação educativa, preventiva e de saúde integral com autoexame, exame de lâmina, testes rápidos, exame clínico, bucal e aferição de pressão e glicemia. É um trabalho de fortalecimento de vínculos.”

Para Rilary Santos, de 16 anos e moradora do Tijuquinha os exames preventivos são fundamentais.  “Muitos jovens tem a falsa ideia que algumas doenças só acometem pessoas mais velhas e não fazem os exames de rotina. Sempre busco o atendimento médico, é preciso prevenir e evitar complicações futuras”.

Caps João Bebe-Água

No Caps João Bebe-Água, além do atendimento médico e da realização dos exames, os pacientes participaram de roda de conversa para discutir temas pertinentes à saúde da mulher. “O público do Caps nem sempre consegue acessar os serviços ofertados nas Unidades de Saúde. O nosso objetivo é  garantir o acesso destes serviços atrelado com informações importantes”.

Com o projeto ‘Outubro para empoderar-se’, a SMS espera pelo menos que um mutirão de busca ativa seja realizado pelas equipee de saúde durante o mês de outubro, para prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama em mulheres entre 25 e 69 anos. Uma atividade de educação em saúde seja realizada pelas equipes durante o mês de outubro, para prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama em mulheres entre 25 e 69 anos. 1200 exames citopatológico cérvico-vaginais de rastreamento realizados no mês de outubro em mulheres entre 25 e 64 anos e 1200 exames clínicos das mamas realizados no mês de outubro em mulheres entre 25 e 69 anos e 180 exames de mamografia de rastreamento realizadas no mês de novembro em mulheres entre 50 e 69 anos.

Foto: Dani Santos.

 

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta