Prefeitura inicia a 14ª etapa de distribuição dos kits de alimentação escolar

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta segunda-feira, 18, a 14ª etapa da entrega de kits de alimentação escolar para as famílias de alunos da rede municipal de ensino, começando a distribuição por escolas dos bairros Santa Maria e 17 de Março.

A ação acontece desde março de 2020, quando as aulas presenciais passaram a ser desenvolvidas de forma remota em virtude da pandemia da covid-19. Contudo, após a retomada das aulas presenciais na modalidade híbrida, isto é, intercaladas com presencial e remota, a gestão municipal decidiu continuar com a entrega dos kits para compensar o período das aulas remotas.

Esta é a quarta distribuição realizada somente no ano letivo de 2021 aos mais de 30 mil alunos da rede. Essa etapa de entrega se estende até o próximo dia 27 e tem o objetivo de oferecer segurança alimentar e complementar as necessidades nutricionais dos estudantes.

Nesse período, serão distribuídas cerca de 250 toneladas de alimentos. As entregas seguem um cronograma previamente estabelecido e dividido entre as regiões administrativas da cidade. A ordem segue o critério de vulnerabilidade econômica apresentado em cada região, de acordo com o Observatório Social de Aracaju.

Mesmo com as aulas acontecendo de forma híbrida, em virtude da pandemia, a Prefeitura busca garantir que a alimentação escolar chegue aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 74 escolas da rede municipal, como explica a gestora da Semed, Cecília Leite.

“Em todo esse período de pandemia, as famílias, no que tange à alimentação escolar, foram integralmente atendidas. A alimentação escolar se reveste de fundamental importância, porque ela possibilita que a criança, além de permanecer na escola, desenvolva todas as suas potencialidades enquanto ser humano”, afirmou Cecília ao destaca que essa entrega é a primeira após o retorno presencial das aulas no modelo híbrido.

Cecília faz questão de observar que a entrega dos kits proporciona, inclusive, o encontro pedagógico entre pais e professores. “Faz com que essa criança não evada, que ela continue vinculada nos conteúdos educacionais. E os pais têm que dar o retorno do que as crianças estão fazendo para receber o kit. É um momento de entrega que se reveste de uma importância pedagógica imensa”, lembra a secretária.

No bairro Santa Maria, a coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, Sônia Maria Soares Santos, destacou que a ação da Prefeitura tem um papel sócio-eduacional.

“Cerca de 950 alunos serão beneficiados aqui na escola. Começamos às 7h e continuaremos com a entrega até às 16h, sem intervalo. Aqui temos alunos da creche e do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Quero agradecer às pessoas que pensam nessa situação de pandemia, nessa questão sócio-educacional. A ação tem sido boa para as crianças e para os pais, e também para a escola”, sublinha.

Opinião semelhante tem Deives Leite Maia, diretor da Emef José Souza de Jesus, também situada no bairro 17 de Março e que conta com 504 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

“A entrega é importante, porque há uma crise, acentuada pela pandemia, e a população vive essa crise. Os alimentos estão com inflação, há falta de emprego e é muito importante o kit para o dia a dia dessas famílias”, analisou o diretor, ao salientar que a Emef está distribuindo também os kits para 250 alunos que moram no 17 de Março e que estão matriculados na Emef Juscelino Kubitscheck, no bairro Coroa do Meio.

Cada aluno tem direito a um kit de alimentação. As famílias que possuem mais de um aluno matriculado na rede retiram a quantidade de kits equivalente. No dia da distribuição, a escola oferta somente aula remota e permitida a entrada de apenas um membro da família para a retirada de kit, com o uso obrigatório da máscara.

Em boa hora
Ana Célia da Paixão, de 55 anos, tem dois netos matriculados na Emef Papa João Paulo II, um de 8 e outro de 5 anos. Para ela, o recebimento do kit é uma ajuda que chega em boa hora. “Acho importante, porque tem muitas mães que estão sem trabalhar e esses kits ajudam muito. Eles estão vindo presencialmente, mas também têm aula online”, agradece a avó.

Talita Chagas de Melo, 24, esteve na Emef Papa João Paulo II para pegar o kit. Mãe de duas crianças, uma de 2 e outra de 4 anos, ela não escondeu sua satisfação no momento da entrega dos alimentos. “É uma ajuda para nós, que precisamos demais. Mas o mais importante é que esse kit garante o lanchinho delas em casa”, disse.

Ilaine Santos da Silva, 37, tem um filho de 2 anos que, durante o dia, fica na creche da Emef Papa João Paulo II. Externando gratidão, ela faz questão de frisar que a pandemia deixou milhares de famílias desempregadas e que muitas delas não têm o que comer em casa. “Nesse momento, nos ajuda bastante. Eu fiquei sem trabalhar nesse período e sem renda extra. Na verdade, esse kit tem me ajudado muito nesse momento”.

Mãe de um garoto de 8 anos, a dona de casa Lucelma Silva Santos, 28, foi buscar o kit na Emef José Souza de Jesus. “Nesse momento, está sendo importante porque há muita fome no Brasil e as dificuldades são grandes para todos. Aqui é o lanche dele que estou levando para casa”, disse.

José Antônio Leão dos Santos, 53, foi buscar o kit do neto, matriculado na Emef José Souza de Jesus. “É bom demais para ele e para quem está desempregado é uma grande ajuda. Graças a Deus, está nos ajudando bastante. Quebra e muito o nosso ‘galho'”, relatou.

Cronograma
18/10
Emef José Souza de Jesus
Emei Dr. José Calumby Filho
Emef Laonte Gama da Silva
Emei Irene Romão de Brito
Emef Papa João Paulo II
Emef Diomedes Santos Silva
Emei João Batista ‘Douglas’ de Souza

19/10
Emei Jovino Pinto
Emei Joana Maria da Silva
Emei Antônio Valença Rollemberg
Emef Nossa Senhora Aparecida
Emef Tenisson Ribeiro
Emef Maria Carlota de Melo
Emef Florentino Menezes
Emef Elias Montalvão
Emef José Carlos Teixeira

20/10
Emef Manoel Bomfim
Emef Sérgio Francisco da Silva
Emei Monsenhor João Moreira Lima
Emef Letícia Soares de Santana
Emef Olga Benário
Emei Maria Clara Machado
Emei Manoel Eugênio Nascimento
Emei Maria Givalda da Silva Santos
Emei Deputado Jayme Araújo

21/10
Emei Fernando José Guedes Fontes
Emef Santa Rita de Cássia
Emef Maria Thétis Nunes
Emei Joaquim Cardoso de Araújo
Emef Marechal Henrique Teixeira Lott
Emef Zalda Gama
Emef Carvalho Neto
Emef Oviêdo Teixeira
Emei Dom Avelar Brandão Vilela
Emef Jornalista Orlando Dantas

22/10
Emef Otília de Araújo Macedo
Emef Sabino Ribeiro
Emef Ministro Geraldo Barreto Sobral
Emef Olavo Bilac
Centro Social São Francisco
Emef João Teles de Menezes
Emei José Augusto Arantes Savazine
Emei Hermes Fontes
Emei Etelvina Amália de Siqueira
Emei Berenice Campos

25/10
Emei Pierre Averan
Emef Maria da Glória Macêdo
Emef Alcebíades Melo Vilas-Boas
Emei Dom Helder Câmara
Emef José Airton de Andrade
Emei Dom José Brandão de Castro
Emef Presidente Tancredo Neves
Emef Dom José Vicente Távora
Emef Oscar Nascimento

26/10
Emef José Antônio da Costa Melo
Emei Neuzice Barreto
Emef Alencar Cardoso
Emei Ana Luíza Mesquita Rocha
Emef Rachel Cortes Rollemberg
Emef Presidente Vargas
Emei José Garcez Vieira
Emef Ágape
Emei Quintina Diniz

27/10
Emei Nunes Mendonça
Emef Anísio Teixeira
Emef Núbia Marques
Emei Benjamin Alves de Carvalho
Emef Juscelino Kubitschek
Emei Francisco Guimarães Rollemberg
Emef Bebé Tiúba
Emef José Conrado de Araújo
Emei Júlio Prado Vasconcelos
Emei Áurea Melo/Zamor
Emef Arthur Bispo do Rosário

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *