Prêmio Respostas para o Amanhã desafia escolas públicas a encontrar soluções com ciência e tecnologia

O Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do programa global Solve For Tomorrow, estimula alunos da rede pública a encontrarem alternativas para problemas locais; mais de 162 mil estudantes já participaram

 

Em 2021, alunos e professores das escolas públicas de todo o Brasil voltam a ser estimulados pela Samsung a encontrarem alternativas, por meio da aplicação prática de ciência e tecnologia, para resolver problemas locais. Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia todos os envolvidos na rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O lançamento da nova edição do programa foi realizado durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que conto com patrocínio da empresa. A partir desta terça-feira, 23, é possível se inscrever até 30 de junho no website (https://respostasparaoamanha.com.br/) ou aplicativo do Respostas para o Amanhã, disponível para download.

 

Para este ano, a iniciativa tem como uma das novidades um envolvimento ainda mais próximo com professores e alunos, por meio de workshops e mentorias virtuais, realizadas inclusive por voluntários da Samsung, tanto no período de inscrições quanto para os semifinalistas, que serão anunciados em agosto, e os finalistas, que serão conhecidos em outubro. Em novembro, ocorrerá o anúncio dos vencedores que serão definidos por uma Comissão Avaliadora e, também, por júri popular.

 

O Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, conta com edições anuais no país desde 2014 e já envolveu 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Em 2020, mesmo com o distanciamento social, atraiu 1.749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes, tendo como temas mais explorados educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde. O projeto vencedor no ano passado foi desenvolvido por estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, do Ceará: um robô, montado com materiais recicláveis e movido à energia solar, capaz de auxiliar os produtores no plantio de sementes.

Publicidade:

 

“O Solve For Tomorrow demonstra o propósito da Samsung de aprimorar nos jovens habilidades para uma transformação social positiva, estimulando o desenvolvimento de criatividade e inovação para soluções de desafios da vida real. Em 2021, o programa reafirma seu compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública e a promoção da equidade, minimizando as desigualdades educacionais ao agir diretamente para que as futuras gerações alcancem seu pleno potencial por meio da Educação, como indica a nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

 

“A metodologia que trabalhamos no Prêmio Respostas Para o Amanhã busca não só reconhecer boas práticas no ensino de ciências e matemática nas escolas públicas brasileiras, mas também colaborar na sua melhoria, a partir da mobilização e formação de profissionais da educação. O foco das inscrições, neste momento, é receber ideias de projetos. Ao longo do processo, professores e estudantes receberão mentorias e dicas para que possam desenvolver e prototipar seus projetos, incluindo orientações para trabalho remoto”, explica Ana Cecília Chaves Arruda, Coordenadora de Projetos do CENPEC, organização da sociedade civil responsável pela coordenação técnica do Prêmio Respostas para o Amanhã, edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung.

 

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *