Professora do Abdias Bezerra cria metodologia para aulas de Redação remotas focadas no Enem

A professora Adeilza Góis Santos Pacheco, que ensina Língua Portuguesa do Centro de Excelência Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, está fazendo um trabalho de reforço para os alunos que desejam aprimorar os conhecimentos de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela criou um grupo, que atualmente tem a participação de cerca de 15 estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio, para intensificar as aulas dessa disciplina. Os encontros remotos acontecem semanalmente, às terças-feiras, pela noite, por meio da plataforma Google Meet.

Intitulado Curso de Redação CEAB, o grupo teve origem quando uma mãe de aluno  procurou, angustiada, a professora  Adeilza porque sua filha precisava de reforço nas aulas de Redação. Diante disso, a professora perguntou aos seus alunos quem tinha interesse, e cerca de 20 estudantes se mostraram interessados. As primeiras aulas aconteceram pelo WhatsApp, mas depois passaram para a plataforma Google Meet, porque tem uma melhor interatividade para passar os materiais e os conteúdos.

As aulas estão na fase inicial, quando os alunos estão aprendendo os primeiros passos da estrutura do texto dissertativo, as competências da redação no Enem, situações que levam à nota zero, repertório sociocultural, entre outros assuntos. Futuramente, os alunos irão começar a produzir os textos em casa. Nessa fase, eles irão escrever semanalmente sobre temas que serão propostos e enviarão à professora, que corrigirá as redações e dará uma devolutiva aos estudantes, mostrando o que precisa ser melhorado. Eles irão reescrever os textos para uma nova correção.

“Os nossos alunos não têm tanta prática de escrita, e não é porque os professores não ensinam, mas porque quando sentem dificuldade, não querem avançar. Quero tirar isso da cabeça deles, mostrar-lhes que ninguém nasce sabendo e que é com a prática que eles irão aprender mais. Dessa forma, teremos melhores resultados na prova do Enem”, disse.

Os alunos se mostram bastante interessados e dizem que o curso é de grande importância para eles. “Achei ótimo. Foi uma ideia incrível da parte da professora tirar o tempo do descanso dela para nos proporcionar mais conhecimento e aprendizado. Acredito que vai nos ajudar muito no Enem”, disse Mirella Fernandes dos Santos, aluna do 2º ano do Ensino Médio Integral.

Sua colega Ingride Ferreira Mota também opinou. “As aulas do curso de redação estão me ajudando a engajar o desenvolvimento da minha aprendizagem, mesmo em casa. Esse curso irá me beneficiar muito, porque, se eu não souber fazer uma boa redação, posso não ser aprovada no vestibular”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta