Professores da Educação de Jovens e Adultos participam de formação em Projeto de Vida

O curso online de 40h é estruturado no novo componente curricular Projeto de Vida Educação Empreendedora e Financeira

 

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), em parceria com o Sebrae Sergipe, vem ofertando formações pedagógicas para 120 professores da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de modo a atender ao público variado de estudantes tanto os das escolas na Rede Estadual de Ensino, como também os privados de liberdade dos sistemas Socioeducativo e Prisional. Os encontros ocorrem via conferências virtuais.

 

A formação teve como proposta fazer o repasse do material elaborado pelo Sebrae, para os professores trabalharem com os alunos o novo componente curricular Projeto de Vida Educação Empreendedora e Financeira nas turmas da EJA-EFII e EJA-EM. O Projeto Político Pedagógico da EJA foi reestruturado para acompanhar as transformações educacionais e sociais, alinhado a uma proposta curricular e metodológica voltada para a formação integral do estudante, numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar que desenvolva as habilidades e competências essenciais para o desenvolvimento humano.

 

A diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima, ressaltou que a Secretaria de Estado da Educação está atenta às necessidades de todos os estudantes, e que os jovens e adultos precisam de uma proposta pedagógica adequada a sua realidade, anseios e perspectivas, valorizando os aprendizados já obtidos. “Nesse contexto, é importante termos na EJA um currículo em que o Projeto de Vida do estudante seja propulsor do desenvolvimento de novas competências e habilidades para que ele possa enfrentar a vida com mais autonomia, confiança, segurança e determinação”, declarou.

 

Para o chefe do Seja, Ibernon Macena, a Educação de Jovens e Adultos dar um passo à frente no que se refere ao componente do Projeto de Vida Educação Empreendedora e Financeira, eixo que engloba todo o processo de aprendizagem, no qual os alunos desenvolvem suas habilidades, enriquecem seu conhecimento e descobrem seu lado empreendedor para atuar no mercado profissional. “Isso já nos deixa satisfeitos por saber que algo está fluindo, pois muitos dos nossos alunos estão no mercado informal, e esse componente vai direcioná-los para as suas necessidades na sociedade”.

 

Parceria

 

A formação dos professores da Educação Estadual é fruto de parceria entre a Seduc e o Sebrae Sergipe,  por meio da qual se desenvolvem ações pedagógicas na EJA e são priorizados valores morais e éticos, numa perspectiva dialógica a partir das rodas de conversa que promovem a formação de sujeitos críticos e autônomos protagonistas do processo de aprendizagem.

 

Nessa perspectiva, foram inscritos na formação do componente curricular Projeto de Vida Educação Empreendedora e Financeira, da EJAEFII, cerca de 120 professores que atuam na modalidade e estão lotados em todas as diretorias regionais de educação e participaram de cinco noites de formação inicial e que irão continuar em formação nos meses de maio e junho, para obter certificação de 40h. E para a EJA-EM o Sebrae, em parceria com  a Seduc, também ofertará, a partir do dia 22 de abril, um curso em EaD para os professores específicos dessa modalidade.

Publicidade:

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta