Programa Cata Treco recolhe resíduos sólidos em Aracaju de forma gratuita

O acúmulo de resíduos em locais inadequados, como terrenos baldios e residências, além de afetar o meio ambiente, contribui para o aparecimento de doenças como, por exemplo, as causadas pelo Aedes aegypti. Dessa forma, fazer o descarte correto de materiais que não possuem mais serventia é um ato colaborativo não só com o ambiente, mas também com a saúde de toda a população.

É por isso que, disponibilizando aos aracajuanos um serviço que auxilia na coleta de resíduos sólidos, como móveis velhos e outros materiais mais difíceis para descarte, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), executa o programa Cata Treco.

Circulando pela cidade às segundas, terças, quintas e sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o caminhão do Cata Treco faz o recolhimento de materiais que não têm mais serventia, ocupam espaço, acumulam sujeira nos quintais e, muitas vezes, são descartados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios.

“O Cata Treco é uma atividade de coleta, de porta em porta, que se parece muito com a coleta de lixo domiciliar. Nós temos uma programação na qual atendemos bairros determinados e isso é avisado previamente. As pessoas também podem ligar e agendar a ida do Cata Treco até a residência para coleta de resíduos recicláveis, volumosos, restos de móveis, restos de poda ou até mesmo equipamentos de informática que estão em desuso”, reforça o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Disponibilizado sem qualquer custo à população, a visita do Cata Treco pode ser solicitada por telefone, ligando para o número da Ouvidoria da Emsurb, o 3021-9908 ou via e-mail, ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br.

“Ao invés das pessoas descartarem em locais inadequados, o Cata Treco faz esse serviço gratuitamente. O programa integra algo maior, junto com os ecopontos para entrega voluntária, que possibilitaram a diminuição dos pontos de descarte irregular no município de Aracaju”, pontua o presidente da Emsurb, ao enfatizar a rede de serviços disponibilizados à população para o descarte correto de resíduos.

Programação

Para manter a população informada, semanalmente a Empresa Municipal de Serviços Urbanos divulga a programação do Cata Treco. Na última segunda-feira, 23, o serviço foi ofertado no bairro 13 de Julho, tendo como ponto inicial a Arena Batistão. Na terça-feira, 24, foi a vez  do bairro São José, começando pela região próxima à praça Tobias Barreto. Nesta quinta-feira, 26, o Cata Treco estará no bairro Jardim Centenário, tendo como ponto de partida a Unidade de Saúde da Família Onésimo Pinto, e na sexta-feira, 27, as equipes estarão no bairro Cidade Nova, saindo da UBS José Quintiliano.

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta