Programa Transforma promove cursos de Valores Olímpicos e Iniciação Esportiva

Pensando em ressignificar e oportunizar a formação continuada, representantes da Superintendência Especial do Esportes (SUPEE), do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e professores da rede estadual de ensino, reuniram-se virtualmente pela plataforma zoom, na sexta-feira (26), para discutir sobre a mobilização do Programa “Transforma”. O programa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o COB, que proporcionará cursos para professores de todas as disciplinas, são eles: Valores Olímpicos para a Vida (VOV) e aos professores de Educação Física, o Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO).

 

O maior programa de promoção dos Valores Olímpicos chega a Sergipe, com o objetivo de levar a temática olímpica para o ambiente escolar, contribuindo para a formação integral do ser humano. Ofertado a professores de todas as disciplinas da rede estadual de ensino, os cursos do Transforma, desenvolverão nos docentes, uma forma lúdica e divertida de levar os pilares olímpicos para sala de aula, tornando uma abordagem interessante e trabalhada, de maneira interdisciplinar, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

A metodologia pedagógica do Transforma, traz cursos de capacitação online e gratuito, chancelados pelo Comitê Olímpico do Brasil, o qual, fornecerá diferentes módulos, e um material rico sobre os principais valores olímpicos, para melhor absorção do conteúdo, e ao final fornece o certificado de 36 horas.

 

No primeiro momento da reunião, foi apresentado aos professores presentes, a história do fundador dos Jogos Olímpicos e como os valores passados no esporte daquela época perpassam gerações.

 

“É com o Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos que iniciamos, trazendo os valores passados por ele, para a prática e como cada um deles, pode ser desenvolvido em sala de aula. São eles: Excelência, respeito e amizade”, aborda Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB.

Em um segundo momento, foi abordado o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e éticas, dentro da temática olímpica no ambiente escolar. “Como se trata de crianças entre 5 e 10 anos, é importante se ter um aspecto lúdico na iniciação esportiva” afirma Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.

 

Rodrigo Rodrigues, educador e embaixador do Programa Transforma, deu exemplos de como usarmos os três pilares dos valores olímpicos no dia a dia.

A vice-governadora Eliane Aquino é uma das incentivadoras do Programa Transforma no Estado de Sergipe. Por motivos da agenda oficial nesta data, a vice-governadora não pôde participar da reunião, mas deixou sua mensagem, destacando o grande momento para a educação sergipana.

Publicidade:

 

“Prezados professores, alunos e participantes do lançamento do Programa Transforma, infelizmente, não pude estar presente neste dia tão importante para a educação sergipana. Porém, mesmo não olhando para cada janelinha, único formato possível de encontros neste tempo difícil que ainda vivemos, posso assegurar que este é um momento de muita alegria e realização, não só para a superintendente Mariana Dantas, que lê as minhas palavras, como também de todos os que fazem a educação em Sergipe, com a chegada do Programa Transforma em nossas terras”, disse Eliane Aquino, vice-governadora.

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta