PROJETO UFS APRESENTA MOSTRA GRATUITA DE CINEMA EXPERIMENTAL

O Projeto UFS | Cine Vitória online traz a terceira mostra dessa edição focada no cinema experimental. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 26/07 e 08/08 no canal do YouTube do projeto (youtube.com/c/CinemaVitóriaUFS). Essa mostra colocará em foco filmes desse gênero, que costumam subverter e se opor ao cinema tradicional produzindo assim uma linguagem e estética mais livres do que estamos acostumados a ver no cinema narrativo comercial. Além disso, o projeto tem o intuito de estimular a criação de público do cinema e continuar, de forma remota, o trabalho feito pelo Cinema Vitória, a única sala de cinema de arte do estado desde 1934. Essa iniciativa é uma colaboração entre o curso de Cinema e Audiovisual da UFS e o Cinema Vitória, através da Funcap.

A mostra reunirá 13 curtas-metragens de cineastas ao redor do Brasil. A curadoria foi realizada por Flávio Torquato, Samara Aragão e Mayla Sandes, com produção de Mateus Ferreira e Jefersson Moraes, e, ao final da mostra, divulgará mais um episódio de podcast sobre a temática do evento.

Primeira edição

Além de atuar como um fomentador da cultura cinematográfica sergipana, o projeto Cine Vitória Online surgiu como uma tentativa de manter o trabalho do Cinema Vitória, que foi interrompido devido à pandemia de Covid-19. A primeira edição começou em novembro de 2020, com a Mostra de Cinema Negro, e terminou em Fevereiro deste ano, com a Mostra Olhares Sergipanos. Ao total foram cinco mostras cinematográficas que discutiram diversos temas, Master Classes, Webinários e o podcast que vai continuar nesta nova edição.

Programação da Mostra de Cinema Experimental

Retina (04min.) – Dir. Victor Rosalino

Magnética (16min.) – Dir. Adriano Barroso

Isolation (01min.) – Dir. Clerio Back

Casa Vazia (06min.) – Dir. Alice Riff

De Dora, por Sara (13min.) – Dir. Sara Antunes

Feitura (03min.) – Dir. Laryssa Machada, Moxca e Victor Mota

Inabitáveis (24min.) – Dir. Anderson Bardot

Sapatão: uma racha/dura no sistema (11min.) – Dir Dévora MC

Drama Queen (12min.) – Dir. Gabriela Luíza

Elétrico Jardim da Escuridão (10min.) – Dir. Mariana Campos

Os Grilos do Sul Gritam Aurora (02min.) – Dir. Lucas Sá

IAUARAETE (13min.) – Dir. Xan Marçall

Lambada Estranha (12min.) – Dir. Luisa Marques e Darks Miranda

Sobre o projeto

Iniciativa realizada pelo curso de Cinema e Audiovisual do Departamento de Comunicação Social (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Sergipe (PROEX) e o Cinema Vitória (Funcap/SE), o Projeto UFS | Cine Vitória Online é coordenado pela professora Danielle de Noronha e conta com a participação dos professores Cesar Castanha e Diogo Velasco e de alunas e alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual, Design, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A proposta visa a propagação da cultura audiovisual no estado e o aumento do acesso a filmes nacionais e internacionais, clássicos e contemporâneos, produções universitárias, locais, etc. A programação das ações realizadas está disponível no link: https://linktr.ee/ufscinevitoria

 

Contato para a imprensa:

ufscinevitoria@gmail.com

Assessores:

James Santos, Vinícius Dórea e Wesllei da Cunha Silva

 

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta