Prontuário eletrônico da Saúde de Aracaju facilita atendimento durante a pandemia

Há um ano, a Prefeitura de Aracaju implantou na rede de Saúde da capital o prontuário eletrônico, sistema que facilita o acesso aos serviços ofertados à população. Atualmente, a ferramenta já está presente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), nos dois Hospitais Municipais, assim como nos Centros de Atenção Psicossocial, e também é utilizada pelo Almoxarifado Central, pela Rede de Frio, Núcleo de Regulação e na sede da SMS
“Essa implantação está entre as metas cumpridas do Planejamento Estratégico e que há um ano nos auxilia no atendimento ofertado aos nossos usuários. Por meio dessa plataforma, conseguimos traçar um perfil das pessoas que fazem uso do serviço, e ainda conseguimos destinar ações com base na necessidade de cada região”, declarou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

 

Desde o início da pandemia, várias alternativas passaram a ser aplicadas como forma de facilitar o acesso à rede de saúde, sem colocar em risco a população. E muitas delas têm como base as informações contidas no sistema do prontuário eletrônico, a exemplo dos serviços disponíveis através da central telefônica pelo 0800 729 3534. E entre esses serviços, está disponível o agendamento de consultas para gestantes, hipertensos e diabéticos, além de marcação para atendimento odontológico e da sala de vacina.
O serviço de marcação acontece de segunda a sexta-feira, com horário de atendimento a partir da 8h, onde em cada opção digitada, a ligação será direcionada para os técnicos de cada Programa.
“Quando o técnico recebe a ligação, ele tem a possibilidade de consultar as informações daquele usuário e realizar o agendamento de acordo com sua unidade básica de referência. Essa é uma outra grande vantagem de termos implementado o prontuário, pois ele dá esse acesso ao histórico e cadastro de cada usuário”, salienta a secretária Waneska.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Informática da SMS, Adson Gomes, informatizar a Saúde faz com que as estratégias traçadas pela gestão avancem ainda mais. “Já tivemos dois grandes passos dados, que foram o prontuário eletrônico e o lançamento do portal da saúde e o aplicativo, e a partir do ano que vem, novos serviços devem ser informatizados para facilitar a operacionalização de cada setor. Não estão diretamente ligados ao sistema de prontuário eletrônico, mas que com a modernização tendem a refletir positivamente no público fim, que é o usuário”, avalia.
Outro ganho com a implantação do sistema é a unificação das informações, que podem ser acessadas de forma fácil e rápida pelos profissionais de saúde da rede municipal. Essa modernização tem sido relevante no trabalho de enfrentamento ao coronavírus, visto que muitos atendimentos passaram a ser realizados por agendamento.

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