Quais os requisitos para receber o auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício concedido para todos aqueles segurados (contribuintes) do INSS que estão incapacitados para o trabalho por mais de 15 dias.

Um dos requisitos é saber se o segurado já cumpriu a carência de 12 contribuições. Existem doenças que a carência é dispensada, basta apenas uma contribuição antes do diagnóstico da incapacidade.

Depois que o segurado for desligado da empresa ele ainda tem o “período de graça” que é a manutenção da qualidade de segurado por mais 12 meses.

Esse período ainda pode ser prorrogado?

SIM! Pode ser prorrogado por mais 12 meses se o trabalhador tiver mais de 120 contribuições contínuas ou intercaladas sem a perda da qualidade de segurado. E ainda por mais 12 meses se tiver recebido seguro-desemprego.

Já quanto a incapacidade para o trabalho, o segurado precisará passar por uma perícia médica com um médico do próprio INSS, lá será constatada se a incapacidade é total e temporária ou se é total e permanente. Esta classificação conduzirá o benefício que irá receber, seja ele: auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Caso tenha alguma incapacidade ou recebeu o indeferimento do INSS procure um advogado especializado.

Dr. Felipe Mota – Mota Advocacia – 79 999841127 – @mota.advassociados

Publicidade:

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta