Realizada após concessão da Prefeitura, revitalização da Orla Pôr do Sol agrada turistas

Inaugurada há quase 10 anos, a Orla Pôr do Sol passou por um processo de revitalização. A obra, que será inaugurada nesta sexta-feira, dia 1º, foi realizada pelo Governo do Estado, com a concessão da Prefeitura de Aracaju, e é resultado de um investimento de R$2,8 milhões, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com recursos do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).
Os serviços vão desde pintura ao conserto de bancos, passando pela substituição de lâmpadas, até a recuperação de estruturas. Uma das principais intervenções contempla a instalação de um atracadouro flutuante, com uma passarela de parte fixa e outra móvel, que acompanhará a movimentação das marés, possibilitando melhor acessibilidade e segurança aos que utilizam o local.
Para Jéssica Layne Santos Silva, essa novidade, por si só, já é um atrativo a mais para quem frequenta o local. “As pessoas reclamavam muito do acesso às embarcações, que era feito na lama. Agora, não. Não tenho dúvidas de que essa passarela irá atrair muitos turistas para os passeios”, afirma Jéssica.
Thaís Passos também trabalha na Orla Pôr do Sol. Ela é funcionária de um restaurante no local e acredita que a revitalização será fundamental para a atração de mais turistas. “Veio em boa hora, já que o verão está chegando. O local acabou depreciado pela própria ação do tempo e também pelo vandalismo dos próprios moradores”, critica Thaís.
Pela primeira vez em Aracaju, a cearense Cristina Rocha aproveitou para conhecer a Orla Por do Sol e não esconde a satisfação. De acordo com ela, a impressão de cuidado com o espaço é notória. “A gente vê a preocupação do poder público em cada detalhe. A sensação é de um ponto turístico bem-cuidado e que atende bem aos turistas. Aliás, essa é a impressão que vou levar de Aracaju, um lugar de pessoas que nos recebem e tratam bem”, ressalta.
Cristina veio em um grupo de aposentados que participa de um torneio interno da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), assim como Grécia Sales, que também avaliou a estrutura da Orla Por do Sol. “Percebemos que há um cuidado com o espaço e essa melhoria deve ser constante. Estamos gostando muito”, afirma.
Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Marlysson Magalhães, todas essas melhorias só foram possíveis graças à ótima relação de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju, que vêm conversando permanentemente e desenvolvendo um trabalho com muita unidade de ações e pensamento em prol do turismo.
“É essa relação parceira que permite momentos importantes como este: a reforma da nossa Orla Pôr do Sol, um lugar especial da nossa cidade. Com um singular pôr do sol e com todos os equipamentos reformados, o local volta a ser um espaço de qualidade de vida para os nossos moradores e de agradáveis surpresas aos nossos turistas”, comemora o secretário.
Marlysson ressalta que, para além da entrega da Orla Pôr do Sol, o Prefeitura também retomou o Projeto Verão, que será realizado em janeiro do próximo ano, proporcionando a ampliação e a consolidação do calendário festivo. “Vai esquentar nossa alta estação e atrair muitos turistas para viver momentos inesquecíveis em nossa Aracaju”, acredita o secretário.
Melhorias
As obras da Orla Pôr do Sol também abarcaram a recuperação estrutural do atracadouro de concreto, a instalação de defensas náuticas e cunhos de amarração, além do painel artístico na lateral dos bares, que foi totalmente revitalizado e configurará como o novo acesso dos turistas que utilizam os catamarãs.
A reforma dos banheiros internos dos bares para uso público e o novo layout para melhoria da circulação e segurança do local também foi contemplada, além da construção de dois novos banheiros externos que disponibilizam acessibilidade.
As pinturas dos bancos de concreto ao longo de toda a Orla foram realizadas, assim como a construção de duas lombo-faixas para a redução da velocidade e melhoria da segurança da via. Toda a extensão do muro de contenção da Orla foi recuperado, assim como foram instaladas argolas para ancoragem das embarcações menores junto ao muro de contenção em toda sua extensão.
No local foram recuperados telhados e executada a pintura de todas as edificações da Orla: bares, Posto Policial, Posto de Informações Turísticas, Capela dos Pescadores e Associação dos moradores. Foi realizada a recuperação de todo o passeio em concreto que estava deteriorado e as pinturas artísticas decorativas dos passeios foram refeitas.
As obras possibilitaram, ainda, a implantação de quatro chuveiros próximos às áreas de maior fluxo de embarque e desembarque das lanchas e catamarãs, bem como a recuperação da pintura dos parquinhos e a substituição de brinquedos quebrados. No local ainda houve a melhoria da iluminação pública ao longo de toda a extensão da Orla. E, para garantir ainda mais segurança, 17 câmeras foram instaladas e terão ligação direta com o Posto Policial.

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta