Reinaldo Moura: um ícone na política e na comunicação em Sergipe

Reinaldo Moura Ferreira nasceu em Japaratuba-SE, em 11 de dezembro de 1943. Filho de Olegário Mendonça Ferreira e Laudelina Moura Ferreira. Durante toda a sua vida atuou como jornalista, radialista e político. Era pai de Patrícia Moura e do ex-deputado Federal André Moura e foi casado com a ex-deputado estadual Lila Moura.

Durante sua vida política, foi vereador em Aracaju de 1977 a 1978, e deputado Estadual de Sergipe nos anos de 1978 a 2000. Ao todo foram 5 mandatos que exerceu com maestria. Ainda foi conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe em 2001, corregedor geral do TCE de 2005 a 2007 e presidente do mesmo órgão de 2009 a 2011, quando se aposento.

Também presidiu comissões de redação final, de Serviço Social, de Justiça, de Finanças, de Serviço Civil e de Líder do governo por seis anos. Foi presidente da Assembleia Legislativa por dois mandatos.

No âmbito da comunicação, Reinaldo Moura liderava na audiência, iniciando no rádio sergipano nos anos 60, com os programas “Roteiro das 11”, da Rádio Cultura AM/670. Atuou também na Rádio Difusora, hoje, Aperipê. Passou por outras emissoras nos estados da Bahia e Ceará. De volta ao seu estado, mais uma vez liderou a audiência ao ser contratado pela Rádio Cultura/AM e posteriormente trabalhou na Rádio Jornal/AM. Também foi apresentador na TV Atalaia, e noticiarista da TV Jornal de Sergipe. Ainda foi conselheiro e presidente do Clube Esportivo de Sergipe, o time do coração.

Aos 77 anos, Reinaldo Moura sofreu um infarto na manhã do dia 11 de novembro do corrente ano e veio a óbito, depois de uma delicada cirurgia no coração, deixando toda a população sergipana consternada.

Muitas foram as homenagens prestadas a esse ilustre homem e cidadão sergipano, a exemplo do seu filho, o ex-deputado André Moura, que muito emocionado, deixou a seguinte declaração em uma de suas redes sociais: “Pai, vou guardar seus beijos comigo pra sempre. Obrigado por tudo.”

O corpo foi velado na Assembleia Legislativa na tarde do dia 11 de novembro, ficando aberto à visitação do público, sendo cremado no dia seguinte.

O governador, Belivaldo Chagas, prestou suas últimas homenagens, decretando luto oficial por três dias no estado e lamentando sua morte através da seguinte frase: “Foi com imensa tristeza que recebi a notícia da morte do meu amigo ex-deputado estadual, ex-presidente da ALESE e conselheiro aposentado do TCE-SE, Reinaldo Moura Ferreira, de 77 anos. Peço a Deus que conforte o coração de toda a família, em nome especialmente do seu filho, André Moura, amigos e pessoas próximas de Reinaldo Moura, uma das maiores figuras públicas da história de Sergipe e que deixará muita saudade para todos nós.”

O conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, presidente do Tribunal de Contas do Estado, também emitiu um decreto de três dias de luto, pelo falecimento do conselheiro aposentado Reinaldo Moura Ferreira, e com pesar, deixou a seguinte frase: “Sergipe perdeu um dos homens públicos que mais marcaram a sua história; Reinaldo Moura deixa um legado de trabalho e dedicação aos sergipanos, seja na área da comunicação, no legislativo ou quando fez parte do TCE.”

Luciano Bispo, presidente da ALESE (Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe), também lamentou a morte do ex-político Reinaldo Moura, declarando a seguinte frase: “Fez muito pelo estado e era respeitado pelos colegas da política.”

 

Sou Josevânia Sobrinho e estarei aqui semanalmente compartilhando com vocês textos biográficos de pessoas ilustres.

 

REFERÊNCIA:

AJUNEWS. Política: “Fez muito pelo estado e era respeitado”, diz Luciano Bispo sobre Reinaldo Moura. Disponível em:< https://ajunews.com.br/politica/fez-muito-pelo-estado-e-era-respeitado-diz-luciano-bispo-sobre-reinaldo-moura/>. Acesso em 17 nov. 2021;

ALESE (Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe). Reinaldo Moura deixa legado na história de Sergipe. Disponível em: < https://al.se.leg.br/reinaldo-moura-deixa-legado-na-historia-de-sergipe/>. Acesso em 17 nov. 2021;

 

DESTAQUE NOTÍCIAS. Morre Reinaldo Moura. Disponível em: < https://www.destaquenoticias.com.br/reinaldo-moura-morreu/>. Acesso em 17 nov. 2021;

 

 

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *