Retorno das aulas presenciais da Academia da Cidade proporciona mais saúde à população de Aracaju

Minutos antes das 16h, as conversas e risadas começam a ecoar na Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. São as alunas do Programa Academia da Cidade (PAC) que chegam para mais uma aula, cheias de disposição para alongar, aquecer, correr e executar os exercícios, tudo proposto e acompanhado por um educador físico. 
 
Graças à melhora do quadro epidemiológico da covid-19 em Aracaju, que por dez semanas consecutivas apresenta queda no número de contágios, internações e óbitos, foi possível retornar às atividades presenciais em seis polos no último dia 3. 
 
“Nós estamos avaliando a estrutura de cada polo, analisando aqueles que têm condições de receber os alunos em segurança. Neste primeiro momento, retomamos os polos que têm aulas em locais abertos. Continuaremos avaliando as condições, fazendo o retorno gradativo, até que os 24 polos possam voltar a funcionar presencialmente”, explica Aline Guimarães, responsável pela área técnica da Academia da Cidade. 
 
Até o momento, foram reabertos os polos Augusto Franco, Maracaju, Santa Maria, Sol Nascente, Santos Dumont e América. Nesta quarta-feira, 18, foi reaberto o polo do Centro de Criatividade e no início de setembro será a vez do polo do Orlando Dandas retomar as atividades presenciais.
 
As aulas acontecem em espaços abertos, de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 8h, e no turno da tarde, das 15h30 às 17h30. Os polos dos bairros América e Santa Maria funcionam das 5h às 7h30 e das 15h às 17h.
 
Para viabilizar o retorno, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou capacitações com os professores, a fim de orientar sobre o cumprimento das medidas de biossegurança e sobre os protocolos de avaliação.
 
“Nossa meta, para este ano, é retornar com avaliação física, para poder acompanhar a evolução dos nossos alunos. Vamos iniciar também o treinamento de corrida e começar a organizar a oferta de atividade física para crianças e adolescentes”, antecipa Aline. 
 
Reencontro 
Mesmo com os desafios impostos pela pandemia, a Prefeitura garantiu a continuidade das aulas da Academia da Cidade, que nos últimos meses foram realizadas de forma online, através de lives no perfil do Instagram da SMS. Mas o retorno ao presencial foi muito aguardado e as aulas estão sendo um momento de reencontro. 
 
A dona de casa Ângela Maria da Cruz, frequentadora do polo Augusto Franco, já perdeu as contas de quanto tempo faz que participa da Academia da Cidade. “Eu conheço todo mundo aqui do polo, então é muito bom voltar depois desses meses em casa por cauda da pandemia. Quando eu fico parada dói tudo, então a atividade física é muito importante pra mim”, relata. 
 
Ângela gosta tanto de participar das atividades que fez propaganda para a vizinha, Lindinalva Pereira, que se animou, vestiu a roupa de ginástica e foi para a primeira aula na última segunda-feira (16). “Depois de tantos meses parada, estou voltando a me exercitar, porque é muito importante tanto para o corpo quanto para a mente. Ângela fez o convite, disse que era muito bom e eu decidi participar”, conta. 
 
Há mais de dez anos participando da Academia da Cidade, Vanda Leão considera que a iniciativa é fundamental para garantir uma boa saúde. “Aqui a gente malha tudo: o corpo, a mente, faz amizade. E ainda se anima porque encontra as colegas, o professor também é muito bom”, avalia. 
 
André Allievi, um dos educadores físicos do polo do Augusto Franco, comenta que a possibilidade de retornar às atividades presenciais será muito benéfica, pois além dos exercícios, as aulas da Academia da Cidade favorecem a interação, o lazer e a qualidade de vida. 
 
“A pandemia está sendo um momento muito difícil, a gente ficou preso em casa ouvindo as notícias, sabendo da morte de pessoas próximas, tudo isso mexe com o emocional. Então essa possibilidade de retorno tem um significado muito forte, pois a saúde se tornou ainda mais importante, despertou na população a consciência de cuidar de si mesmo”, enfatiza o educador físico. 
 
Saúde para todos 
Além de incentivar a prática de atividades físicas em espaços públicos, a Academia da Cidade promove ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), atividades com os grupos de idosos, nas escolas e em visitas domiciliares. 
 
“A Academia da Cidade é para todos, atuando em diversas frentes para promover saúde e qualidade de vida em todas as regiões da capital. Nosso objetivo principal é promover saúde e qualidade de vida, incentivando a população a adotar hábitos de saúde mais saudáveis, para que possamos prevenir e diminuir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis”, enfatiza Aline. 
 
Os interessados em participar da Academia da Cidade devem procurar o polo ou a UBS mais próxima de sua residência e fazer o cadastro. Na primeira aula é necessário levar o RG, CPF, número do cartão SUS e do Prontuário Eletrônico. Caso não tenha o cadastro no SUS, é só ir à UBS mais próxima munido dos documentos pessoais e de um comprovante de residência de Aracaju atualizado. 
 
Para informações sempre atualizadas sobre a Academia da Cidade e outras ações de promoção à saúde na capital, é só acompanhar o Instagram @saudearacaju e o site da Prefeitura de Aracaju. 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta