Revitalização da Orla da Atalaia assegura atratividade do principal cartão-postal de Aracaju

Quando se fala em Aracaju, fora de Sergipe, automaticamente, a cidade é lembrada por ter uma das mais belas orlas do Brasil. Com 6 km de extensão, a Orla da Atalaia não é só visualmente agradável, é também um espaço de convivência com diversos equipamentos à disposição, o que a torna significativo cartão-postal da cidade.
 
Desde março do ano passado, o local passou a ser administrado pela Prefeitura de Aracaju, o que acabou por garantir um trabalho extenso de revitalização e melhorias que vêm a se somar à sua relevância para a capital. 
 
Responsável pela manutenção dos espaços públicos de Aracaju, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciou, ainda em 2020, o trabalho de revitalização, assim que foi oficializada a transferência da gestão da Orla do Governo do Estado para a Prefeitura. De lá para cá, toda a extensão do espaço recebeu reparos que reavivaram aquilo que, por si só, já são grandes atrativos. 
 
“A região da Orla da Atalaia compreende o espaço que vai da Coroa do Meio até a praia da Cinelândia, no final da Passarela do Caranguejo, tanto a parte da areia, como a parte da cima, onde ficam os equipamentos. De março de 2020 para cá, com a previsão orçamentária inicial de R$1 milhão, conforme foi anunciada pelo prefeito, iniciamos uma série de melhorias nos equipamentos instalados”, pontua o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 
 
Inicialmente, foram priorizados os serviços nos pontos de visitação, a exemplo do Monumento aos Formadores da Nacionalidade, Passarela do Caranguejo e entorno do Oceanário. Em seguida, no espaço Maravilhoso Mundo da Criança, com a recuperação dos brinquedos, nova pintura, reparos da rede elétrica e instalação de luminárias de led. Também foram substituídas as lâmpadas dos refletores localizados nas pistas de skate e patinação e na área destinada aos praticantes de futevôlei.
 
“Cuidamos para que fosse feita a revitalização de toda a parte de paisagismo, dos banheiros públicos localizados na Praça de Eventos, na praia da Cinelândia e do Mundo da Criança. E, agora, iniciamos, ainda, a recuperação das esculturas de bronze instaladas, não só a limpeza da oxidação, mas também a aplicação de verniz e material protetor. Estamos, além disso, revitalizando, no momento, a terceira passarela, a da praia do Havaizinho”, completa Luiz Roberto. 
 
O presidente da Emsurb destaca que estes serviços foram realizados mesmo durante a pandemia, e que agora, com a queda dos índices relacionados à covid-19, a Prefeitura tem intensificado as ações de melhorias na Orla. 
 
“A manutenção desse espaço é fundamental para o nosso turismo e a economia de Aracaju. A Prefeitura está trabalhando para resgatar e manter esse cartão-postal que é muito importante, não só para as pessoas que residem em Aracaju, mas também para os turistas que visitam a nossa cidade”, reforça o gestor. 
 
Ordenamento 
O presidente da empresa municipal destaca que a Prefeitura iniciou uma série de ações para reorganizar a situação documental e de ocupação dos espaços públicos. “Foi feito um levantamento de todos os que ocupam os espaços públicos naquela localidade, porque constatamos que muitas licenças estavam vencidas e que havia muitos empreendimentos irregulares”, explica Luiz Roberto Dantas.
 
A regulamentação tem como objetivo evitar a ocupação desordenada. “Com essa iniciativa, pudemos readequar o espaço para atender melhor quem comercializa, garantindo uma organização para quem frequenta as praias da capital. Neste momento de pandemia, a regulamentação foi fundamental, ainda, para reforçar a aplicação de medidas sanitárias, evitando a propagação do vírus”, salienta.

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta