Rodrigo Valadares chama atenção para Novembro Azul e saúde do homem

Nesta terça-feira, 09, o deputado estadual por Sergipe, Rodrigo Valadares, chamou atenção para a campanha do Novembro Azul, instituída pela Lei n° 2.859/2014, com o objetivo de prevenir e detectar precocemente o câncer de próstata, mais comum entre homens acima de 50 anos.

O parlamentar aproveitou ainda para falar sobre a saúde do sexo masculino, estimulando a realização de exames preventivos e rotineiros. “Muito mais que a prevenção contra o câncer, o Novembro Azul vem para alertar nós homens sobre a necessidade de cuidados com a saúde regulamente. Estudos mostram o quanto o sexo masculino não tem tido essa preocupação e por isso tem morrido mais”, alertou.

Segundo dados do Programa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 76.2% da população foram ao médico naquele ano, o equivalente a cerca de 160 milhões de pessoas. Todavia, como comentado pelo parlamentar, a proporção de mulheres (82,3%) superou em muito a dos homens (69,4%).

Já finalizando o seu discurso, o deputado destacou que o câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes por câncer em homens e voltou a insistir na prevenção e cuidados precoces. “O câncer de próstata tem cura e tem mais chance de ser combatido 100% se for detectado no começo. Por isso, volto a dizer aos homens, vão ao médico, façam exames, previnam-se”.

 

 

 

Por Luísa Passos, assessora de imprensa

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *