Rodrigo Valadares, Luciano Bispo e ARCRESE se reúnem em luta por pacientes renais e transplantados

Na manhã da última segunda-feira, 16, o deputado estadual, Rodrigo Valadares, e a Associação Dos Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (ARCRESE) estiveram reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, para buscarem meios de ajudar estes pacientes que têm sofrido com a precariedade de auxílios e a possibilidade de retornar a realização de transplantes no Estado.

A primeira solicitação esteve relacionado a um auxílio de estadia à pacientes transplantados que necessitam de tratamento em outro Estado. Atualmente o Governo Federal oferece um TFD – Tratamento fora domiciliar – em um valor de R$24,75 diários, pelo tempo em que o paciente se manter fora, já o Governo do Estado oferece apenas a passagem aérea.

 

 

Rodrigo conta que foi procurado pela diretora da associação, Adriana Santos, e o secretário e presidente, Elves Cavalcante, que informaram toda a situação e, prontamente, se dispôs a ajudar.

 

“Agendamos essa reunião com o presidente Luciano Bispo, para somar esforços e levar estas demandas ao Governo do Estado. Nossa luta é para que os pacientes transplantados que necessitam se deslocar para outro Estado tenham uma assistência estadual maior. Hoje o governo de Sergipe fornece apenas a passagem desses pacientes, que acabam tendo dificuldades com os demais gastos”, declarou o parlamentar.

 

Outro assunto pautado foi sobre a volta do transplante de rim a Sergipe. Segundo informações do governo, existe uma parceria com o Hospital Universitário de Aracaju e o Alberto Einstein (tutoria para treinamento dos profissionais) e a previsão de retomada seria no primeiro trimestre de 2021, mas até o momento ainda não ocorreu.

 

“Já existe todo o aparato dentro do  Hospital Universitário de Sergipe (HU). Já existe a contratualização, mas desde o ano de 2012 o estado não faz mais o transplante de rins. Com a volta, esse problema de verba para Tratamento Fora de Domicílio já estará superado”, explicou Rodrigo.

 

O parlamentar se comprometeu ainda em oficiar à prefeitura de Aracaju, Governo de Sergipe, Secretaria da Saúde e Hospital Universitário, questionando o motivo de ainda não realizarem implantes e qual a previsão de retomada.

 

 

 

 

Por Luísa Passos, assessora de imprensa

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta