Saiba como cuidar da saúde e manter um estilo de vida ativo

Se você já fez a sua listinha de metas para cumprir em 2021, o exercício físico é um deles, não é? Seja para iniciar, aumentar a frequência ou recomeçar aquela modalidade que ficou lá no ano passado, a prática de exercícios físicos sempre faz parte dos objetivos para um novo ano. E aí, já começou a colocar os seus planos com a saúde em ação? Se não, a hora é agora!

Para a Organização Mundial da Saúde – OMS – a atividade física regular é fundamental para prevenção e controle de diversas patologias, além de reduzir o declínio cognitivo, os sintomas de depressão e ansiedade e melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro.

As novas diretrizes da OMS sobre atividade física e comportamento sedentário enfatizam que todas as pessoas, de todas as idades e habilidades, podem ser fisicamente ativas e que todo tipo de movimento conta.

“Desenvolver um estilo de vida ativo é responsabilidade de cada um para garantir sua saúde. O importante é cuidar para diminuir o tempo sentado ou deitado o mínimo possível, substituindo-os por comportamentos mais ativos”, declara o professor da Universidade Tiradentes, doutor em Educação Física, Estélio Dantas.

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“Se uma pessoa fica mais de 50 minutos contínuos sentado, sinaliza para seu organismo que entrou em uma fase de repouso e recuperação, e seu organismo se prepara para armazenar, sob a forma de gordura, a disponibilidade de nutrientes que estiver disponível”, explica o profissional. Estélio é docente do curso de Medicina do Campus Estância da Unit e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente.

Estatísticas da OMS mostram que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente. As novas diretrizes recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada para todos os adultos, incluindo aqueles com doenças crônicas. Para uma atividade de intensidade vigorosa, recomenda-se pelo menos de 15 a 150 minutos.

“Vale ressaltar que atividade física é diferente de exercício físico. A atividade física espontânea deve ser praticada por todos, de qualquer idade, todos os dias e consiste em ter uma vida ativa com gasto calórico nas atividades cotidianas de pelo menos 300 calorias e nunca ficando mais de 50 minutos sentado ou deitado, a não ser quando estiver dormindo”, comenta doutor Estélio.

“Já o exercício físico deve ser prescrito por um profissional de Educação Física para poder indicar o tipo de atividade e quantificar a carga de trabalho que, com menos esforço, atinjam os objetivos”, acrescenta.

Para a OMS, toda atividade física é benéfica e pode ser realizada como parte do trabalho, esporte e lazer ou transporte (caminhada, roda e bicicleta), mas também por meio de dança, brincadeiras e tarefas domésticas cotidianas, como jardinagem e limpeza. Em adultos, maiores quantidades de comportamento sedentário estão associadas à mortalidade por diversas causas, incluindo doenças cardiovasculares, além da incidência dessas doenças, do câncer e diabetes tipo 2.

Assessoria de Imprensa | Unit

Com informações da Organização Mundial da Saúde.

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