São Cristóvão inicia Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Começou nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Em São Cristóvão a meta é vacinar 95% da população considerada como grupo de risco. A campanha deste ano está dividida em duas etapas: no primeiro momento, que ocorre entre os dias 7 a 25 de outubro, busca imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Já a segunda, inicia no dia 18 de novembro, e será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. O Dia D acontece dia 19 de outubro.

De acordo com a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Jussimara Cristina dos Santos, três Unidades de Saúde da Família (USF) estão recebendo a população para aplicar a vacina, são elas: Masoud Jalali, Maria José Figueiroa e Jairo Teixeira de Jesus. “Nossas equipes também estarão visitando os povoados do município, de acordo com a demanda e com a programação da campanha”, explicou a gerente.

Transmissão, sintomas e tratamento

O sarampo é transmitido por meio de gotículas que ficam no ar, podendo ser adquirido durante uma simples conversa com a pessoa que está com a doença, por exemplo. “O vírus fica no ar durante duas horas, por isso é importante que as pessoas fiquem atentas. A única forma de prevenção que existe é por meio da vacinação”, explicou a gerente de imunização.

Febre alta acima de 38°, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo, manchas brancas na mucosa oral e irritação ocular, são os principais sintomas da doença, conforme explicou a gerente de imunização. Jussimara ainda lembra caso a pessoa identifique algum sintoma da doença, ela deve procurar a unidade de saúde mais próxima. “O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, e a única maneira de prevenção é a vacinação. Essa vacina faz parte do nosso calendário vacinal, então não ocorre só em um período do ano. Não existe nenhum tratamento específico. O mais indicado quando há identificação da doença é o repouso e hidratação, e nos casos mais graves há a utilização da vitamina A”, destacou.

Dados

Nos últimos 90 dias, conforme dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados (RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA E SE). Os dados estão no novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado na sexta-feira, 4.

Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.

Publicidade:

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos

 

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta