São Cristóvão registrou 6 casos confirmados de covid-19 e 3 pacientes curados

Nesta segunda-feira, 27, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou mais dois casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no município, contabilizando, assim, seis casos.

Os dois último trata-se de duas mulheres: uma de 36 anos, moradora do Eduardo Gomes, e outra de 23 anos, moradora do Rosa Elze e profissional de saúde atuante na rede hospitalar da capital.

Entretanto, a boa noticia é que destes seis, três já foram curados. Trata-se de um homem de 48 anos, profissional de saúde atuante na rede hospitalar da capital; uma mulher, de 38 anos, também profissional de saúde atuante em Aracaju; e uma mulher, de 56 anos.

“É uma imensa satisfação para a Gestão Municipal ter os primeiros casos curados da Covid-19, devido a gente ter percebido o esforço dos pacientes em se manter em isolamento, em seguir as recomendações para que o quadro evoluísse para a melhora. A luta continua. A gente pede, e enfatiza, que todos aqueles que puderem permanecer em casa, permaneçam e evitem as aglomerações. Se for necessário sair de casa, saia protegido: utilizando máscaras e praticando sempre as etiquetas respiratórias.”, afirmou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Beatriz Costa da Silva.

O primeiro caso confirmado recebeu alta no último domingo (26) e as duas mulheres também receberam última segunda-feira (27). Durante os 14 dias, os pacientes foram monitorados pela equipe da SMS a cada 48h.Todos os pacientes que apresentam sintomas e sinais de Síndrome Gripal, independente do nível de suspeita para o Covid-19, são orientados ao isolamento domiciliar com monitoramento. O objetivo é avaliar a evolução do caso até a alta ou, se necessário, encaminhar para a referência.

“Após 48h do teste, fui diagnosticado com resultado positivo para o Covid-19, me tornando o primeiro caso confirmado em São Cristóvão. Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde começou a me monitorar e fiquei em isolamento domiciliar. Eles prestaram todo o atendimento possível.”, contou o primeiro caso confirmado do município.

De acordo com o paciente, os momentos vividos foram bem árduos. “Foram dias difíceis, trancado e sem contato com minha família. Como trabalho numa rede hospitalar, provavelmente, contrai o vírus cuidando de pacientes. Os sintomas são horríveis: como uma gripe forte e com bastante diarreia, que tiravam as condições operacionais e de trabalho. Foram 48h de sintomas mais intensos, um período bem difícil de ficar em casa, sem energia para nada além de ir ao banheiro constantemente e sem conseguir me alimentar direito. Fiquei muito apreensivo, por ser da área de saúde, e está em isolamento com minha esposa, onde a mesma testou negativo.”

O homem comemorou a cura e fez um apelo para a população sancristovense. “Pouco a pouco os sintomas foram cedendo, até desaparecerem. Ao longo da última semana, com a quarentena completa e pronto para voltar ao trabalho, estou apto para dar uma ótima notícia: eu estou curado para honra e glória do Senhor Jesus! Fica aqui meu apelo para que as pessoas fiquem em casa e, se tiver que sair, usem máscara por você e pela sua família. Lavem bem as mãos.”

O processo de diagnóstico e vigilância da Covid-19 é constante e os dados são atualizados diariamente. É importante seguir as medidas de prevenção e controle que visam reduzir a transmissibilidade do vírus na comunidade e, assim, diminuir a velocidade da progressão da epidemia, são elas: etiqueta respiratória, isolamento social e dos sintomáticos, evitar aglomerações e higienização das mãos.

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta