São Cristóvão: Vacinação contra a febre amarela entra na rotina das UBS’s

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Saúde, introduziu a vacina contra febre amarela na rotina de imunização dos sancristovenses. Isso significa que o imunizante está disponível para a população diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), integrando o calendário vacinal, assim como as doses contra doenças como sarampo. A determinação de ampliar e incluir a vacina de forma rotineira é uma proposta do Ministério da Saúde (MS) para todo o Brasil.

“Antes a vacina só era disponibilizada para quem viajava para áreas consideradas de risco. No entanto, diante do cenário epidemiológico, observou-se a expansão da área de circulação do vírus em locais que, anteriormente, não eram de risco para a doença. Por isso, o objetivo dessa ação é ampliar a oferta da vacina na rotina dos postos de saúde para manter a população imunizada”, afirmou a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Jussimara Cristina dos Santos.

Ela ainda falou sobre a importância da introdução da vacina na rotina das unidades. “Com essa vacinação, ampliamos a proteção da nossa população e podemos evitar a reintrodução do vírus”, pontuou.

Esquema vacinal

O esquema vacinal completo será de uma dose da vacina aos 9 meses de vida da criança e outra dose de reforço aos 4 anos de idade.

Crianças, jovens, adolescentes e adultos, de 5 a 59 anos, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem tomar apenas uma dose da vacina. Quem já recebeu uma dose da vacina acima de 5 anos de idade pode ser considerado vacinado.

Gestantes, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, e mulheres que estejam amamentando crianças com até 6 meses de vida, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, não há indicação para imunização.

Para pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o serviço de saúde deverá avaliar a pertinência da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades.

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes :

Facebook
Instagram
Twitter

 

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta