São Cristóvão: Vacinação contra Influenza é realizada em domicílio para idosos

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou nesta segunda-feira (23) e ocorre até 22 de maio. Como medida de proteção aos idosos (com 60 anos ou mais), a imunização está sendo realizada a domicílio, criando estratégias visando a não exposição de idosos em locais públicos. Os trabalhadores da saúde também serão vacinados na primeira fase.

“A antecipação da campanha, que normalmente acontece em abril, se dá por conta da pandemia do Coronavírus. A vacina contra a Influenza é trivalente, que imuniza contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A gente pede que os idosos esperem nas residências que as equipes de Saúde da Família irão até as casas para realizar a imunização.”, afirmou a coordenadora de Atenção Primária, Carolina Anunciação.

Os idosos não precisam fazer solicitação ou agendamento. As equipes de saúde da Prefeitura de São Cristóvão realizaram a vacinação em todo o munícipio, cobriremos 100% da área até 16 de abril. Caso não ocorra a imunização, a Secretaria de Saúde deve ser informada através do whatsapp do número: 99883-6201.  Para os trabalhadores da saúde, é necessário ir até as Unidades de Saúde da Família (USF) Jairo Teixeira de Jesus (Centro Histórico), Massoud Jalali (Rosa Elze) e Maria José Soares Figueiroa (Eduardo Gomes), das 7h às 19h. É imprescindível apresentar um documento que comprove ser profissional da área de saúde.

Maria Silveira de Leite, de 66 anos, ressaltou a seguridade da vacinação domiciliar em meio a pandemia do Coronavírus. “Me sinto mais segura com a vacinação em casa, porque tenho outra doença. Sou hipertensa e não precisei me descolar para a rua. Elas vindo até a nossa residência é melhor”.

Esse é um sentimento compartilhado por José Rubens Santos, de 60 anos. “É muito bom, muito especial, porque nem todo mundo pode se locomover para um posto. É muito importante que seja feito em casa”. Maria Oliveira dos Santos, de 77 anos, relembrou da importância de ficar em casa como forma de prevenção. “Se mandam a gente se prevenir, não custa nada a gente obedecer.”

A campanha será realizada por etapas e grupos prioritários, adotando condutas de forma imediata para imunizar os grupos prioritários mais vulneráveis a doença na primeira fase. A segunda fase terá início no dia 16 de abril e é direcionada para professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Na terceira fase, com início no dia 09 de maio, ocorrerá a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Influenza

A influenza é uma doença viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também pode causar pandemias. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida.

A transmissão ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus. Existem quatro tipos de vírus: A, B, C e D.

Fotos: Dani Santos

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta