São João Sinfônico da OSBA tem participação de Lenine, Mestrinho e Aiace homenageando Dominguinhos

O vídeo-concerto junino vai ao ar no dia 23, às 19h, no canal da OSBA no YouTube e conta ainda com a participação e arranjos do músico Marcelo Caldi

Pelo quinto ano consecutivo, a Orquestra Sinfônica da Bahia se integra as festividades de São João, tão importantes no calendário nordestino, e realiza o São João Sinfônico, que neste ano, em sua segunda edição virtual, traz o tema #Dominguinhos80anos, em homenagem ao compositor e instrumentista pernambucano falecido em 2013 e que esse ano completaria 80 anos. O concerto junino vai ao ar no dia 23 de junho, às 19h, no canal da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) e traz no programa três grandes sucessos de Dominguinhos:  “Abri a porta”, “De volta pro aconchego” e “Eu só quero um xodó”, com participações especiais do cantor pernambucano Lenine e da cantora baiana Aiace e dos músicos Mestrinho e Marcelo Caldi.

Para Carlos Prazeres, maestro e diretor artístico da OSBA, uma vez que a Sinfônica da Bahia pretende ser a extensão da sociedade baiana, o São João não poderia deixar de ser uma das datas mais importantes e simbólicas para orquestra, celebrada com o concerto junino. “O São João, especialmente o do interior da Bahia, é algo para ser levado para o mundo e a Orquestra Sinfônica da Bahia traz um pouco dessa missão, sobretudo no ambiente virtual, que é levar a beleza dessa festa para outros lugares do Brasil e do mundo”, completa o maestro.

O São João Sinfônico é um dos projetos mais queridos do público e já faz parte do calendário da OSBA. Para o músico e arranjador Marcelo Caldi, que esteve presente em todas as edições, uma soma de forças e energias rege o sucesso do projeto. “Todo ano a OSBA realiza o São João Sinfônico com propostas interessantes. Homenageia compositores, como é o caso deste ano com Dominguinhos e traz atrações diversas. Já tivemos Lívia Matos e João Cavalcanti presencialmente e em 2020, no concerto virtual, tivemos Geraldo Azevedo, Gilberto Gil e Mariana Aydar. Este ano teremos Lenine, Mestrinho e Aiace, energias boas que só engrandecem o projeto”, declara o músico.

OSBA TALKS: para relembrar as edições anteriores do São João Sinfônico, Carlos Prazeres e Marcelo Caldi estarão batendo um papo na Live OSBA Talks no dia  22 de junho, às 19h, no Instagram da OSBA ( @orquestrasinfonicadabahia), assim como também falarão sobre a relação entre música sinfônica e música popular, especialmente os ritmos caros ao período junino, como o forró e o xote.

HOMENAGEM À DOMINGUINHOS:  celebrar o São João é também celebrar os ritmos nordestinos, como o forró, o xote e o baião, assim como seus compositores consagrados. Em sua trajetória artística, o instrumentista, cantor e compositor Dominguinhos deu ressonância a esses ritmos no Brasil e no mundo, mostrando toda a riqueza da cultura nordestina. No ano em que completaria 80 anos e exatamente um mês antes de se completarem 8 anos do seu falecimento, a OSBA realiza o São João Sinfônico #Dominguinhos80Anos, que ao celebrar a obra do músico pernambucano, celebra a pluralidade da música brasileira.

Para o maestro Carlos Prazeres, uma orquestra sinfônica é uma usina de inúmeras possibilidades. A OSBA trabalha ao longo do ano com 95% de dedicação à música de concerto, mas que nos outros 5% a orquestra se conecta com o que o Brasil tem de melhor, a sua música popular. “Tocar Dominguinhos, tocar música popular dentro da nossa orquestra, é mais do que apenas agradar ao público, é se conectar com as verdadeiras raízes deste público, é entender que tudo é música e tudo pode ser conectado através da músicas”, completa Prazeres.

 

REPERTÓRIO E PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: O São João Sinfônico deste ano terá uma versão mais curta  que nos anos anteriores e terá no programa três grandes composições do músico homenageado, todas com arranjo de Marcelo Caldi, que afirma ser uma experiência muito rica utilizar a orquestra como ferramenta para arranjos populares brasileiros. “Como sou sanfoneiro, muitas vezes busco colocar efeitos ‘sanfonísticos’ nas arcadas das cordas, por exemplo. A maior parte dos músicos de orquestra de hoje tem experiência com música popular e tem suingue para tocar todos os nossos ritmos, e a OSBA tem músicos muito bons”, declara Caldi.

Publicidade:

Além de celebrar a obra de Dominguinhos, o concerto junino da OSBA conta com convidados que levam a influência do músico em seu trabalho, como o músico conterrâneo Lenine e a cantautora baiana Aiace, além dos músicos Mestrinho e Marcelo Caldi, que continuam fazendo ecoar a música na sanfona brasileira e que tiveram o sanfoneiro enquanto mestre do ofício.

“Abri a porta”, parceria de Dominguinhos com Gilberto Gil, abre o São João Sinfônico, que terá as vozes e sanfonas de Mestrinho e Marcelo Caldi junto à orquestra. Em seguida, “De volta pro aconchego”, na voz de Aiace, baiana  que também já integrou a banda de forró Sertanília. Encerrando o concerto junino da OSBA, “Eu só quero um xodó”, com a voz do cantor e compositor Lenine, que já gravou músicas do seu conterrâneo, como “Arrebol” e “Doidinho, Doidinho”.  Lenine encarou o convite para tocar com a Sinfônica da Bahia maravilhado, porque além de se tratar de uma celebração de São João é uma homenagem a um músico que admira e que tem como referência. “Cantar Dominguinhos é celebrar a música universal nordestina, seu encanto, sua magia, sua perenidade. Viva Dominguinhos! Viva o São João!”, finaliza o músico pernambucano.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

 

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta