Sargento Byron pede ampliação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência de Aracaju

Entendendo a necessidade da ampliação das políticas públicas voltadas à inclusão social das pessoas com deficiência na capital sergipana, durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira, 2, o vereador de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), solicitou à Secretaria da Assistência Social de Aracaju a ampliação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, que é ligada à pasta. O parlamentar esteve na secretaria no início da semana e aproveitou para reforçar a relevância do papel da Coordenaria, que é responsável por pensar e criar políticas públicas capazes de conscientizar a população, enfrentar os estigmas relacionados a essa população e, principalmente, assegurar os direitos que são estabelecidos por leis.

 

Os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida são diversos. O preconceito, a discriminação, o capacitismo, a falta de oportunidade no mercado de trabalho e os problemas relacionados à acessibilidade são apenas alguns deles. Segundo o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aracaju, 150 mil cidadãos possuem algum tipo de deficiência na capital sergipana.

 

Para Byron, os avanços voltados à categoria ainda são muito tímidos em Aracaju. “Com esse número expressivo passado pelo Conselho podemos perceber que é inaceitável a invisibilidade da pauta. São cerca de 150 mil pessoas. Esse número é muito grande, e a gente precisa falar sobre isso. A Coordenação tem que  ser atuante. Por isso, peço à secretária que avalie a possibilidade de ampliar o corpo de profissionais da Coordenadoria. Temos que ampliar as políticas e enfrentar os obstáculos enfrentados por essa parcela da população que, por muitos anos, não era reconhecida como cidadãos de direitos”, lembrou.

 

Para o parlamentar, as ações realizadas pela Coordenadoria precisam chegar à população e, principalmente, ter efeitos reais na sociedade. “É necessário planejamento e que sejam firmadas parcerias. A gestão, por meio da Coordenadoria, precisa ter uma agenda encorpada. Esse é um tema que necessita, durante todo o ano, ser lembrado e reforçado. Aracaju tem tudo para ser reconhecida como a capital que decidiu apostar na inclusão das pessoas com deficiência. E a atuação desse setor, que é ligado à Assistência Social, é estratégica nesse sentido”, avaliou.

 

Comitê Intersetorial Inclusivo

 

O parlamentar, desde o início do mandato, vem reforçando a necessidade da instalação de um Comitê Intersetorial Inclusivo dentro da gestão municipal. “Será um núcleo composto por profissionais de cada pasta, que serão responsáveis por pensar o fortalecimento da política pública voltada à pessoa com deficiência em todos os âmbitos municipais. Percebi que falta diálogo entre as pastas. Às vezes, elas não se comunicam sobre coisas simples. Com a criação desse núcleo, todas as secretarias vão acompanhar as ações que são desenvolvidas e até melhorar os serviços no que diz respeito às adaptações e inclusão desse público”.

 

Setembro Verde

 

O vereador destacou a importância do mês de setembro, que enaltece a luta das pessoas com deficiência por mais inclusão, protagonismo e respeito.  O setembro verde é em alusão ao dia 21 de setembro, que é o dia  nacional de luta das pessoas com deficiência. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

O vereador Sargento Byron informou que ao longo do mês o seu mandato vai trazer uma série de ações e conteúdos reforçando a temática. “Trabalhamos esse tema durante todo o ano, mas vamos intensificar no mês de setembro. São ações e conteúdos que visam conscientizar e cobrar ações efetivas do poder público, da iniciativa privada e da população em geral. Afinal, a garantia desses direitos é um dever de todos”, destacou.

Por Pábulo Henrique, assessor de imprensa

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta