Secretaria de Educação distribui kits de instrumentos musicais a escolas da rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Banda Interescolar da Seduc (Secbanda), está finalizando a distribuição de kits de instrumentos musicais a diversas unidades de ensino da rede estadual. Ao todo, 85 kits, todos doados pelo Ministério da Educação (MEC), estão sendo entregues ao longo do ano em escolas de todas as diretorias regionais de educação. Cada kit contém os seguintes materiais: quatro trompetes, quatro trombones, uma trompa de marcha, um bombardino, uma tuba, uma caixa tenor de marcha com colete, um bumbo de marcha com colete, um par de pratos e 14 estantes de partituras.

Na manhã dessa terça-feira, 31 de agosto, a Secbanda esteve na Escola Estadual Graccho Cardoso, em Propriá, território do Baixo São Francisco, para mais uma entrega de kits. O maestro Hélio Gentil Lima, diretor da Secbanda, explicou que esses instrumentos deverão compor a banda marcial das escolas. Ainda segundo ele, os instrumentos não poderão ser utilizados por ninguém de fora da unidade de ensino, apenas por alunos. Ele ainda falou sobre as expectativas para que os estudantes se apresentem nos desfiles de 7 de Setembro nos próximos anos.

“Por conta da pandemia do novo coronavírus, este ano não teremos o desfile. A gente pede ao povo que compreenda a situação e tome a sua vacina, para que nos próximos anos a gente já possa ter os tradicionais desfiles de 7 de Setembro e utilizar todos os instrumentos que foram doados”, disse.

Ele complementou afirmando a importância dessa doação para os estudantes. “Os instrumentos servirão para que os alunos aprendam a tocar, aprendam a teoria e prática musical. Ensinar os alunos a tocarem um instrumento é importante para tirá-los das ruas, para que permaneçam mais tempo na escola. Por meio da música, eles poderão ser bons profissionais no futuro”, declarou.

O diretor da unidade de ensino, Gilcleverton Gois de Barros, destacou que uma das suas metas no Plano de Gestão, ao assumir a direção da escola, era retomar a banda marcial, que há sete anos não se apresentava em desfiles. “Esses instrumentos vieram para somar e agregar valores ao nosso projeto, que incentiva os alunos a estudarem. Pelo nosso projeto, os estudantes que tiverem as maiores notas poderão participar da banda. Como estamos em uma comunidade periférica, ao aprender a tocar um instrumento, eles saem das ruas e passam mais tempo dentro da escola em tempo integral”, disse.

A diretora do Serviço de Planejamento e Ensino (Seplen) da Diretoria Regional de Educação 6, Edina Pinheiro, esteve presente durante a entrega dos kits e comemorou a nova aquisição da unidade de ensino. “Muitos instrumentos da escola já estavam sucateados, então com esses novos, isso vai fazer com que os alunos se interessem mais em participar da banda marcial e aprender uma nova habilidade e uma nova profissão, que é a música. O professor que for ensinar a eles com certeza passará novos valores para esses alunos”, afirmou.

Os alunos também comemoraram a chegada dos novos instrumentos. Foi o caso de Jaelson Santos de Melo, do 8º ano, que já toca saxofone, clarinete e caixa tenor. “Estávamos precisando bastante disso. Acredito que vai incentivar muitos alunos a aprenderem a tocar e teremos mais evolução em nossas vidas”, declarou. Quem também gostou foi o seu colega, Eder da Rocha Guimarães Filho. “Achei muito bom. Eu já toquei algumas vezes no desfile de 7 de Setembro, e isso é algo que me deixa inspirado. Com certeza agora vou querer aprender um novo instrumento”, disse.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta