Seduc promove Mostra de Curta-Metragem sobre conservação de livros didáticos

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) abrirá as inscrições para a Mostra de Curta-Metragem “Curtindo o livro: Eu conservo os livros didáticos e literários”. A ação é destinada aos alunos das escolas da Rede Pública Estadual, com o objetivo de estimular campanhas de conservação, cuidado e devolução dos livros didáticos e literários no fim do ano letivo.

 

Os vídeos curtas-metragens deverão contemplar as temáticas da conservação dos livros didáticos e literários e de sua devolução em bom estado ao fim do ano letivo. Eles deverão ter duração máxima de 60 segundos e produzidos por estudantes que estejam regularmente matriculados, sob orientação de um professor ou gestor escolar. Após a inscrição, os vídeos deverão ser publicados na rede social da unidade de ensino. Os trabalhos não poderão conter caráter comercial, religioso, político- partidário ou publicitário, sob pena de serem desclassificados.

 

O professor Marcos Vinícius Melo dos Anjos, coordenador da Divisão de Apoio à Leitura e Gestão do Livro (DALEGEL), destaca a importância dessa ação. “Essa mostra será importante para estimular nos alunos e professores a percepção da conservação do livro, que agora tem quatro anos de uso na escola. É necessário, também, despertar neles a sensibilidade para a devolução no fim do ano de uso, para que sejam reutilizados por outros estudantes no ano seguinte”. Segundo ele, o percentual de devolução dos livros ainda não está de acordo com o esperado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que seria 90% de livros devolvidos.

 

Inscrição

 

As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima quinta-feira, 11, até o dia 21 de novembro, exclusivamente de forma virtual, por meio de preenchimento da ficha on-line disponível no link: https://bit.ly/3Hc9dPq. Os vídeos produzidos deverão ser publicados nas redes sociais da escola a fim de que sejam apreciados pelas diretorias de educação e pela comissão avaliadora em segundo momento. Ao preencher o formulário de inscrição on-line, o aluno deverá informar o link da rede social em que o vídeo está publicado, que permite o acesso ao curta-metragem produzido.

 

A inscrição será realizada pelo professor orientador ou gestor escolar, que poderá fazer apenas uma inscrição para cada curta-metragem.

 

 

Processo de seleção

 

As obras audiovisuais serão pré-selecionadas no período de 22 a 30 novembro por cada diretoria de educação, que escolherá um curta- metragem. As 10 obras pré-selecionadas, uma por cada diretoria, serão enviadas para o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), no período de 1º a 7 de dezembro. Os vídeos serão divulgados no Instagram oficial da Seduc (@educacaose), no período de 10 a 16 de dezembro, quando serão apreciados pela comunidade e submetidos a curtidas e comentários na rede social.

 

No período de 17 a 21 de novembro, uma comissão formada por cinco membros indicados pelo Dase fará a seleção final. As notas de cada trabalho serão atribuídas de acordo com os seguintes critérios: ineditismo e relevância conceitual (um ponto);  propostas estéticas e conceituais que se utilizem criativamente de meios de produção (dois pontos); pertinência ao tema proposto (dois pontos); impacto social e cultural conforme curtidas recebidas nas redes sociais em que o vídeo foi divulgado (cinco pontos).

 

Ao fim, serão selecionados três vídeos, que serão divulgados no dia 22 de dezembro no portal da Seduc (www.seduc.se.gov.br). Os curtas-metragens serão exibidos em mostras on-line, em datas ainda a serem divulgadas.

 

Confira o edital no link: https://bit.ly/3C9jM2k

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

 

 

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *