Seduc promove webinar sobre Educação das Relações Étnico-Raciais

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo de Educação no Campo (Necam), vinculado ao Departamento de Educação (DED), realizará na tarde da próxima quinta-feira, 26, a webinar “Educação das Relações Étnico-Raciais em Foco”. A transmissão terá início às 17h, no canal do YouTube Educação Sergipe.

 

O encontro virtual terá como participantes Acácia Daniel, coordenadora do Núcleo de Educação no Campo (Necam/Seduc); o professor indígena Ivanilson Martins, da etnia Xokó, e a professora Eliane Boa Morte, coordenadora do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais (NUPER/SMED Salvador).

 

De acordo com a diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), Ana Lúcia Muricy, é de grande relevância debater as questões étnico-raciais. “Vivemos em um país com uma pluralidade cultural e uma diversidade religiosa e étnica muito grandes. O respeito e a ética nas relações e no convívio devem pautar não somente a escola, mas também todos os ambientes sociais e culturais. Discutir essa temática agora, no mês da consciência negra, é importantíssimo, porque essa reflexão precisa ser feita diariamente”, disse.

 

Durante a webinar serão debatidos os desafios e possibilidades para a implementação da Lei 10.639/03, que trata da inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e da Lei 11.645/08, que acrescenta também a obrigatoriedade da temática “cultura indígena”.

 

É importante trabalhar essa temática nas escolas, não apenas no dia da consciência negra. Esse conteúdo deve perpassar na escola durante todo o tempo, desde os anos iniciais até a formação de nível superior. É uma oportunidade que os professores terão de ver como eles podem focar essa temática em suas áreas do conhecimento”, explicou Acácia Daniel.

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta