Seduc realizará o curso Gestão do Livro Didático

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional/ Divisão de Apoio à Leitura e Gestão do Livro (DASE/DALEGEL), realizará o curso Gestão do Livro Didático. Para participar, os responsáveis pelo livro didático das unidades de ensino da Rede Pública Estadual, público alvo do curso, deverá realizar a inscrição no período entre 26 de abril a 6 de maio, no link http://capacitacao.seduc.se.gov.br/moodle/

O curso inicia no dia 3 de maio e vai até o dia 27 do mesmo mês. Ele foi estruturado em três módulos, e será ofertado no formato online pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da Seduc. Cada módulo tem a duração de 20h, o primeiro vai tratar das normas legais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ministrado pela professora Elita Clarindo de França; o segundo módulo será sobre processos de gerenciamento do livro: escolha, recepção, remanejamento e reserva técnica, com o professor Marcos Vinícius Melo dos Anjos; por fim, o último módulo vai abordar os processos de gerenciamento do livro: entrega aos estudantes, conservação, utilização, recolhimento e devolução, com a professora Maria Helenice Mendonça Oliveira.

Os objetivos do curso é de instrumentalizar os responsáveis pelo livro didático e literários nas unidades de ensino da Rede Pública Estadual de Sergipe em relação aos processos de gerenciamento desses recursos, isto é, distribuição, conservação e devolução, aspirando o alcance de conhecimentos em legislação; processos de gestão; procedimentos de remanejamento e reserva técnica através da ferramenta disponível na plataforma do PDDE Interativo; registro, acompanhamento e análise de dados no Sistema Gerenciador do Livro Didático – SGLD – Rede Estadual.

De acordo com o coordenador da Divisão de Apoio à Leitura e Gestão do Livro, Marcos Vinícius Melo dos Anjos, o curso pretende contribuir ainda mais com as funções do livro didático na escola. “Por meio dos conteúdos abordados no curso, os gestores ficarão mais familiarizados com todos os processos necessários para um bom gerenciamento do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e, consequentemente, vai garantir o fluxo dos livros, que são recursos de grande importância no processo de ensino e de aprendizagem. A presença do livro nas mãos dos estudantes é estímulo ímpar para fortalecer a leitura, o conhecimento e a cidadania”, pontuou.

A Divisão de Apoio à Leitura e Gestão do Livro orienta, coordena e acompanha os processos de gestão do livro didático em todas as unidades de ensino, e, no âmbito dessas atividades, oferta ações formativas pertinentes para os profissionais da educação. O projeto de curso a distância visa instruir os servidores responsáveis pelas ações do livro didático nas escolas, em razão das mudanças constantes ocorridas no Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD), bem como do aprimoramento das ferramentas de distribuição, conservação, devolução e remanejamento dos materiais didáticos mantidos pela Seduc.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta