Senhor dos Passos: Casa do Folclore recebe exposição sobre a Romaria
Entre os dias 04 a 31 de março, a Casa do Folclore está recebendo a exposição ‘Passos da Fé’, da fotógrafa Danielle Pereira. A mostra traz registros sobre a romaria de Nosso Senhor dos Passos, que neste ano acontece de 06 a 08 de março. A abertura da exposição aconteceu na manhã desta quarta-feira, e contou com apresentação sobre o tema do mestre em cultura e turismo, Ivan Rêgo Aragão.
Com 13 fotografias expostas, a mostra também é composta por itens que fazem parte do acervo histórico do Museu dos ex-votos, espaço responsável por guardar objetos que documentam a relação de fé entre os devotos e o Senhor dos Passos. “Não é a primeira vez que nós estamos trazendo essa exposição, e ela retorna agora a pedido da própria comunidade ela retorna em um momento pertinente porque estamos no período da romaria. É o momento em que as pessoas que vem para a cidade possam se ver através das fotos, nessa que é uma das festas mais fortes de Sergipe e do Brasil”, declarou a diretora da Casa do Folclore, Maria Glória Santos.
Conforme a fotógrafa, a ideia de realizar a exposição surgiu da vontade de retratar o movimento de cultura e fé que ocorre durante a romaria de Senhor dos Passos. Para ela, retornar a Casa do Folclore na semana em que o evento acontece é um momento singular. “Cresci em São Cristóvão e sempre acompanhei junto com minha família a festa de Passos. Esse é um trabalho que sempre quis desenvolver, documentando a fé dos romeiros que vem para a cidade nessa época. Agora é um momento especial, porque os fiéis que retrato nas fotografias vão poder se ver durante esse período em que a exposição ficará disponível”, afirmou.
Além da Casa do Folclore, a exposição já passou pelos Museus de Arte Sacra de Laranjeiras e São Cristóvão, e pelo Museu Histórico de Sergipe. A partir do sábado (07), parte da exposição também ficará disponível no Museu de Arte Sacra de São Cristóvão.
Palestra
Durante a abertura da exposição, os alunos da Escola do Lar Imaculada Conceição (ELIC) puderam aprender um pouco mais sobre a história da romaria de Senhor dos Passos com o mestre em cultura e turismo, Ivan Rêgo Aragão. De acordo com ele, é fundamental que as crianças da cidade conheçam a cultura do local em que vivem. “Essa é uma festa considerada patrimônio imaterial do estado, que já acontece há mais de 100 anos. Ela é uma festa que independe da igreja porque toda a comunidade se envolve, a força dela é comunitária e a cada ano ganha mais espaço. Enquanto professor, eu sou mediador do conhecimento, então meu papel é facilitar o conhecimento dos fatos históricos e é extremamente relevante poder passar isso para os mais jovens”, destacou.
Para a professora Ana Cyntia Costa, com o aprendizado adquirido, as crianças poderão ser multiplicadoras do conhecimento. “Essa é um momento muito importante para toda a cidade, então é fundamental que desde pequeno eles saibam da cultura que a cidade carrega para que eles possam passar para as pessoas que moram aqui e também para aquelas que vem visitar a cidade”, apontou.

Fotos: Dani Santos
Notícias de Sergipe
Email: contato@imprensa24h.com.br
Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h
Imprensa 24 Horas
Siga nossas redes :