Sergipe participa da Campanha Nacional da Voz: o que ela tem a dizer sobre sua saúde? 

A 23ª edição da campanha mais tradicional da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) alerta a população sobre a prevenção e os cuidados com a própria saúde, especialmente, com a voz. A campanha, este ano, tem o foco na prevenção e tratamento do câncer de laringe e tem seu auge em 16 de abril, Dia Mundial da Voz. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 7.650 novos casos de câncer de laringe. O Brasil é um dos países com maior incidência da doença, que, quando diagnosticada no início, tem grande possibilidade de cura.   

 

Em entrevista, o atual Diretor Secretário Adjunto da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e Diretor Clínico da Otocenter Dr. Daniel d’Avila explica como as pessoas devem agir para se prevenir. Uma grande parte dos pacientes só procura o médico otorrinolaringologista quando a rouquidão já está instalada. “O tempo entre o início da rouquidão e a avaliação com o otorrinolaringologista é crucial para se detectar as lesões e iniciar o tratamento de forma precoce. Toda rouquidão que persiste por mais de 15 dias precisa de um diagnóstico médico. São raros aqueles pacientes que procuram nossa ajuda para prevenir problemas na voz. Em geral, os mais cuidadosos são os profissionais da voz como cantores, por exemplo”, detalha.  

É muito importante consultar um médico otorrinolaringologista sempre que suspeitar de problemas com a garganta. Aproximadamente 2/3 dos tumores da laringe surgem na corda vocal e qualquer lesão nesta região causa rouquidão. Ou seja, na maioria dos casos a rouquidão persistente é o sintoma inicial.   

 A maior preocupação é com aqueles pacientes que consomem ou consumiam bebida alcoólica e/ou cigarro e que tem rouquidão, dor na garganta ou dificuldade para engolir por mais de 15 dias. “São esses pacientes que têm a maior chance de ter uma lesão maligna, um câncer. Infelizmente, devido a essa crise da pandemia da Covid-19, esses pacientes estão demorando muito mais tempo para procurar atendimento médico, o que faz aumentar o número de casos de tumores de laringe mais avançados no nosso dia a dia”, alerta Dr. Daniel.  

Para prevenir o câncer de laringe, alguns cuidados são fundamentais. “Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e manter o peso corporal adequado. Não fumar e evitar o tabagismo passivo. Parar de fumar sempre traz benefícios à saúde. Pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e a beber têm probabilidade de cura reduzida e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor na área de cabeça e pescoço. Evitar os fatores de risco é muito importante para prevenir o desenvolvimento da doença”, destaca.   

  

Durante o mês de abril, a Otocenter promove ações nas redes sociais e na imprensa para mobilizar a sociedade sergipana em prol da prevenção do câncer de laringe e dos cuidados com a voz. “Sergipe, desde a primeira edição da campanha participa ativamente e contribui com o Brasil com muitas orientações sobre o tema. Nosso estado sai na frente mais uma vez ao ser o primeiro do país a receber o Jovens Cantores do Brasil”, projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Pronac 179371.  

 
“A Otocenter dá todo apoio em estrutura e corpo clínico, disponibilizando nossa equipe de otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos para cuidar dos alunos aprovados nesse grande projeto”, conta o Prof. Dr. Jeferson d’Avila, Presidente da Otocenter e Ex-presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV). 

 
Crianças e adolescentes que formarão um coral estão recebendo atendimento e tratamento gratuitos. “Vale a pena ressaltar a importância de ter uma abordagem preventiva em relação aos cuidados com a voz. E o Projeto Coral Jovens Cantores do Brasil é um grande exemplo disso, pois todos os 53 integrantes foram avaliados e realizaram a videolaringoscopia, antes de iniciar as suas atividades de canto”, afirma.  

Acompanhe a Campanha através do Instagram: @cuidedasuavoz @otorrinoevoce @otocenter.aju   

  

Fonte e foto: Rodrigo Alves- Jornalista, Assessor de Imprensa.

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta