Serviços de saúde do município de São Cristóvão é reestruturados e melhora indicadores

“Prevenir é melhor que remediar”. Mais do que um ditado, essa é uma política pública que vem sendo adotada pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  Como estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica, a SMS ampliou de 11 para 24 as equipes de Saúde da Família, gerando um aumento na cobertura da área, de 53% para 93%.

Para garantir mais assistência para a população a SMS realizou a contratação de especialistas, e isso elevou em 80% a oferta de atendimentos com estes profissionais, saindo de 3265 para 20.604 mil. Também houve aumento de 62% nas consultas médicas e de enfermagem na atenção básica, de 21 mil para 56 mil.

Em 2019 a SMS também ampliou os procedimentos de fisioterapia de 3265 em 2018 para 9679 neste ano, resultando em um aumento de 66%.

“A Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo a articulação da rede básica às Redes de Atenção para promoção da atenção integral e ampliação do acesso com qualidade e em tempo oportuno aos serviços. Esse processo tem promovido uma mudança importante na garantia de serviços de saúde para a população”, falou a secretária Municipal de Saúde, Fernanda Santana.

Odontologia é destaque

São Cristóvão ampliou de 11 para 16 equipes atuando na área, resultando em um aumento de 77% no número de consultas odontológicas, o que resultou em aproximadamente 8 mil atendimentos em 2019.

A média mensal é de aproximadamente 1000 atendimentos odontológicos.

Com o Saúde na Hora nas Unidades de Saúde da Família (USF) Jairo Teixeira de Jesus (Centro Histórico), Massoud Jalali (Rosa Elze) e Maria José Soares Figueroa (conjunto Eduardo Gomes), que fazem parte do programa, o número de atendimento odontológico aumentou em mais de 140% se comparado com o período anterior, passando de 888 atendimentos no período de janeiro a junho de 2019 para 2171 procedimentos básicos como restauração, raspagens (limpezas) e extrações dentárias, aplicação de flúor.

Redução na Mortalidade Infantil

A Taxa de Mortalidade Infantil no município de São Cristóvão caiu 40% em 2019, em comparação com os dados do ano anterior. Os números são do levantamento anual feito pela Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM). Em 2019 foram registrados uma média 1.300 nascimentos na cidade, com 21 óbitos.

Entre as causas dessa redução de acordo com a secretária municipal de saúde, Fernanda Santana estão a qualidade da infraestrutura da rede municipal de saúde. “Os resultados mostram que o atendimento individualizado em relação a cada caso possibilita uma gestação mais saudável e, consequentemente, a redução do risco de óbitos infantis por causas evitáveis. Temos profissionais capacitados e a criação de programas como o ‘Mães da Cidade Mãe’, que promove atendimento humanizado e de qualidade ao longo do período de gravidez dando atenção à gestante e a criança”.

Requalificação das unidades

Ao todo sete unidades de saúde foram requalificadas, sendo elas: Alice Freire, José Raimundo Aragão (Divinéia), José Macário (Várzea Grande), Maria José Soares Figueiroa (Eduardo Gomes), USF Luiz Alves (Luiz Alves); Caps Valter Correia (Divinéia). Atualmente as unidades Mariano Nascimento (Rosa Maria) e Augusto Barreto, estão em andamento. Além disso, também foi implantada a Farmácia Universitária, na UBS Maria José Soares Figueiroa, e inaugurou o fraldário na UBS José Raimundo Aragão.

Para 2020 a previsão é que mais cinco unidades sejam requalificadas, que são as: UBS Massoud Jalali (Rosa Elze); UBS Jairo Teixeira (Centro); Parque Santa Rita (Parque Santa Rita); USF Antônio Florêncio de Matos (Tijuquinha) e Leudelina Freire (Caípe Velho).

Centro de Especialidade

O Centro de Especialidades Lurdes Vieira Araújo inaugurado no mês de janeiro no bairro Rosa Elze, conta com serviços de especialidades médicas e não médicas, e demandou um investimento de R$ 104.940,16. Localizado na Rua Horácio de Souza Lima, N° 156, o centro funciona das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira, contando com os seguintes especialistas: pediatra, fonoaudiólogo, psiquiatra, psicólogo, médico ultrassonografista, oftalmologista, nutricionista. Em seu primeiro M~es de funcionamento foram realizados mais de 500 atendimentos.

“O médico da atenção básica continua atendendo os pacientes nas unidades de saúde, quando necessário de algum o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades”, explicou, a coordenadora da Atenção Especializada, Ingrid Santos.

O Centro Histórico também ganhará um Centro de Especialidades. Com Sede no bairro Lourival Baptista, as obras serão iniciadas na próxima segunda-feira (17) e a previsão de inauguração é o mês de abril.

Academias da Saúde

O município do São Cristóvão em breve ganhará duas Academias da Saúde. A ordem de serviço já foi assinada pelo prefeito Marcos Santana e tanto o bairro Rosa Maria quanto o bairro Lourival Batista (Colônia Pintos) receberão os equipamentos. Orçadas em cerca de R$ 240 mil, com recursos provenientes do Ministério da Saúde, o espaço contará com área de convivência, área de atividade física com equipamentos, banheiros adaptados, e depósito.

A secretária de saúde Fernanda Santana, destaca a contribuição destes equipamentos para a promoção dos cuidados com a saúde e de um estilo de vida mais saudável para população. “Nesses espaços, a população encontrará práticas corporais e atividades físicas; produção do cuidado e de modos de vida saudáveis; práticas integrativas e complementares; práticas artísticas e culturais; educação em saúde; planejamento e gestão; e mobilização da comunidade”.

A instalação das academias está em consonância com a proposta de restruturação dos serviços de saúde, como construção, ampliação e reformas de UBS, contratação de mais profissionais de saúde e no incentivo à prevenção de doenças e promoção da saúde por meio da prática de atividades físicas. Os espaços, além de apropriados para a prática de exercícios, estimulam a convivência.

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes :

Facebook
Instagram
Twitter

 

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta