Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas incentiva espaços de leitura nos municípios sergipanos

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e Dia Mundial do Livro (23 de Abril), conheça o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas

 

Diante da importância das práticas de incentivo à leitura e da competência da leitura e escrita para o acesso ao conhecimento e desenvolvimento da consciência crítica, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) que funciona desde 2007, tem a finalidade de desenvolver atividades articuladas com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – SNPB (Ministério do Turismo/Governo Federal) para o desenvolvimento de uma política a favor do livro, da leitura e da literatura no estado de Sergipe e atua de forma sistêmica nas bibliotecas públicas dos 75 municípios sergipanos.

 

Em Sergipe, a SEBP, funciona no prédio da Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, na capital sergipana, e tem como objetivo incentivar a implantação e o desenvolvimento das bibliotecas públicas em todos os municípios do estado, prestando assessoramento técnico na formação e atualização de acervos, treinamento de recursos humanos e dinamização cultural por meio da formação de uma rede de intercâmbio entre as unidades. Somente em 2020, foram doados aproximadamente 3.200 itens, sendo Livros, Revistas, Catálogos e Livros em Braille para os municípios de: Amparo de São Francisco, Aracaju, Boquim, Cumbe, Canindé do São Francisco, Cristinápolis, Indiaroba, Muribeca, Porto da Folha, Poço Verde, Propriá e Santa Rosa de Lima.

 

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e diretora da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, Juciene Maria, o principal objetivo da biblioteca é fomentar, incentivar e apoiar o poder público municipal na instalação de bibliotecas públicas e promover a melhoria do funcionamento da rede de bibliotecas para que estas atuem como centros de ação cultural e educacional de incentivo à leitura”. De modo geral, os Sistemas Estaduais fazem um trabalho muito importante junto aos governos locais, no sentido de sensibilizar as prefeituras sobre a importância de manter uma biblioteca pública aberta e oferecer serviços de qualidade no que tange ao acesso à leitura e à informação”, explicou.

 

Outro ponto importante destacado por Juciene Maria foi com relação ao incentivo à leitura em tempos de pandemia. Segundo ela, em cumprimento ao decreto estadual sobre medidas de segurança, o sistema atuou de forma a orientar as bibliotecas como proceder durante o período de isolamento social. “Suspender os serviços presenciais, criar novos canais de comunicação com o público e dar prioridade às atividades online e home office. Foi repassada uma cartilha com informações sobre segurança no manejo do acervo, quarentena dos livros, esterilização dos ambientes de trabalho, desenvolvimento de programação especial para atender às necessidades da comunidade durante a quarentena. Além de recomendações para o momento da retomada gradual dos serviços seguindo todos os cuidados e orientações das autoridades de saúde. Pesquisa para saber os impactos da crise na rede de Bibliotecas Públicas.

 

Para Aline Silva, coordenadora e contadora de história da Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, ler um bom livro e contar histórias para as crianças nunca foi tão essencial. “A Literatura Infantil tem o poder de promover o encantamento, a alegria, a reflexão, a empatia, além de poder apontar caminhos para enfrentar os momentos de adversidade. Podemos dizer que, hoje, contar histórias para os pequenos tornou-se um instrumento terapêutico capaz de minimizar o medo, a ansiedade, a angústia, o tédio provocados pelo isolamento social. Além disso, uma boa história abre portas para a reflexão e para o diálogo em família. Ler para a criança é permitir que ela enxergue novos caminhos, visite lugares nunca vistos, adquira conhecimento e desperte a criatividade e a imaginação. Por isso, aqui fica a nossa mensagem: Conte histórias para uma criança e permita que ela seja livre e mantenha a esperança”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

 

 

 

 

 

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