Undime/SE volta a falar sobre protagonismo do professor em encontro da Federação dos Municípios Sergipanos

A União dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe (Undime/ SE), além de representantes da Universidade Federal de Sergipe e secretarias de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura e da Saúde reuniram-se nesta quinta-feira, 26, para dialogarem sobre o retorno das aulas presenciais e os cuidados com a saúde. A presidente da Undime/ SE e secretária municipal de São Cristóvão, Quitéria Lúcia de Barros, voltou a expressar o compromisso com as aulas presenciais de forma segura e pactuar que o professor é o protagonista nesse processo.

“Nós precisamos repactuar e reconciliar o compromisso com os professores para fortalecer a educação híbrida nas nossas redes, a qual não necessariamente está ligada à tecnologia; ela pode ocorrer também com outras estratégias. Temos que dizer que o professor é protagonista nesse processo”, destacou.

Outros assuntos foram tratados por ela como impulsionamento de investimentos para a Educação Básica e participação das famílias nas decisões escolares, além do regime de colaboração dos municípios com o Estado.

De acordo com o anfitrião do encontro, presidente da Fames, Christiano Cavalcante, a reunião técnica teve como objetivo qualificar o debate público e subsidiar tomadores de decisão acerca da reabertura das escolas. “Entendemos que cada município tem sua realidade, e que esse retorno se dará com muito cuidado e responsabilidade. A gente sempre reforça a importância dessa retomada presencial pensando especialmente nos prejuízos na vida escolar dos nossos estudantes”, disse ele, reforçando que o encontro foi pensado para a socialização de informações e troca de experiências.

Estive presente também no encontro remoto, o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor Josué Modesto dos Passos Subrinho. Na ocasião, o gestor da pasta também socializou com os secretários municipais os esforços para garantir a efetiva alfabetização dos estudantes sergipanos diante das sequelas educacionais ocasionadas pela pandemia, as quais serão reparadas com as ações do Programa Alfabetizar pra Valer, por meio de parceria já consolidada com 74 municípios.

“Orgulhamo-nos muito de contar com a adesão de 74 municípios sergipanos ao Programa Alfabetizar pra Valer, de poder estreitar essa relação e dialogar sobre proporcionar às nossas crianças a chance de construir uma trajetória de êxito. As ações contemplam a oferta de materiais complementares para formações e práticas pedagógicas, formação de professores, qualificação da avaliação e do monitoramento de resultados educacionais, premiação das escolas com os melhores resultados, apoio para melhoria das escolas com os menores resultados e fortalecimento da gestão escolar”, informou Josué Modesto.

Também participaram da reunião a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa; o coordenador da Força Tarefa Covid-19 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor Lysandro Borges, entre outros convidados municipais.

Assessoria de Comunicação

União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime/SE)

 

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta