UNIT faz esclarecimentos em resposta aos pontos levantados pelo DCE

Em resposta a matéria “DCE da UNIT expressa insatisfação com as políticas financeiras da Universidade“, a Universidade Tiradentes apresentou a seguinte nota:

  1. Revisão da mensalidade – transferir o valor da modalidade presencial, para o valor de modalidade EAD; De 18 a 29 de março, a Unit suspendeu suas atividades presenciais de todos os polos e campi em atendimento a recomendação de Governos estaduais e prefeituras municipais. Essas aulas e as práticas de estágio e demais ações que necessitam de presencialidade (inclusive dos curso híbridos) serão repostas e redesenhadas junto ao calendário letivo de cada curso assim que autorizado pelos Poderes Públicos.

Desde então, todos os colaboradores da Unit seguem trabalhando normalmente em home office, o que acabou por exigir uma reengenharia em seu parque tecnológico, a fim de suportar uma operação não prevista.

Como o cenário da pandemia causada pelo novo coronavírus não permitiu que os encontros presenciais fossem retomados, conforme orientação do Ministério da Educação, a Unit se adequou ao modelo de ensino, em conformidade com todas as diretrizes do MEC previstas nas Portarias nº 343 e nº 345, de 17 e 19 de março de 2020, respectivamente, para dirimir os impactos didático-pedagógicos dos universitários.

Com a proibição das atividades presenciais, a Unit realizou investimentos em tecnologia e capacitação do quadro de professores e colaboradores, em tempo recorde, retomou as atividades acadêmicas, passando, portanto, a ofertar, de forma excepcional, aulas em tempo real (ao vivo), por meio da plataforma Google for Education, nos mesmos dias e horários que aconteciam na forma presencial; com os mesmos professores, seguindo a ementa estabelecida no início do semestre.

Para manter os alunos, professores e colaboradores conectados a uma internet de qualidade e com velocidade,a Unit firmou parceria com a operadora Vivo para que adquiram bônus de internet de 5GB/mês, e para isso, basta que sinalizem interesse no site: www.unit.br/vivo.

Assim, a Unit possibilita a continuidade do semestre letivo com êxito, evitando qualquer tipo de prejuízo quanto às nossas obrigações estabelecidas com o aluno (vigentes, inclusive, no contrato de prestação de serviços celebrado, respaldado em Nota Técnica nº 14/2020/CGEMM/DPDC/SENACON/MJ, emitida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública).

É importante esclarecer que a Unit não migrou suas atividades para o modelo de Educação a Distância. O EaD é, geralmente, autoinstrucional e com apoio pedagógico de tutores em horários predefinidos. O que não ocorre nesse modelo temporário adotado pela Unit. Entenda:

 

 

EAD AULAS AO VIVO
Videoaulas roteirizadas e gravadas no Complexo de Comunicação Social da Unit com até 30 min cada uma. Aulas teóricas ao vivo com mesma duração de tempo da aula presencial (100 ou 200 minutos)
Videoaulas apresentam e contextualizam conteúdo teóricos e é apenas uma das mídias utilizadas em um curso EAD.

O material didático da disciplina é composto por mídias diversificadas: videoaulas, infográficos, desafios interativos, livro digital, avaliações de verificações de aprendizagem.

Aulas teóricas incluem exposição de conteúdos e realização de atividades orientadas pelo professor durante o tempo de aula.
Equipe de tutores virtuais atendem os alunos durante a semana. Professor esclarece dúvidas dos alunos apenas durante o período da aula
Utiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com ferramentas síncronas e assíncronas. Utiliza funcionalidades do Google for Education para comunicação com os alunos.
O material didático possui trilha de aprendizagem planejada por um designer instrucional. O material didático é a própria aula do professor e depende da iniciativa de autoria ou pesquisa em outras fontes para leitura complementar.
A Carga horária da disciplina é integralizada com estudos, pesquisas e interações online, encontros presenciais (quando for o caso), e avaliações. A Carga horária da disciplina é integralizada durante a realização das aulas ao vivo.

 

Portanto, a Unit substitui, temporariamente, somente a estrutura da sala de aula convencional pelo conforto e segurança do lar do aluno, já que as aulas acontecem nos mesmos horários das aulas presenciais, num espaço restrito à turma que permite interação ao vivo com o professor e seus colegas.

 

Importante frisar, ainda, que a Unit reforça sua responsabilidade social, buscando sempre equilibrar as ações necessárias para continuar honrando com seus compromissos e responsabilidades – mantendo não somente as despesas com os colaboradores que seguem na ativa, sem qualquer desligamento ou redução salarial, mas também com contrato por demanda sobre consumo de água e energia elétrica; mantendo pagamento em dia de aluguéis de prédios; realizando ativamente manutenção, limpeza e vigilância, ainda que em regime de contingência para preservação dos imóveis e equipamentos.

Com isso, a suposta economia dos custos que possa haver nos itens acima não seria determinante para qualquer tipo de redução da mensalidade, dado investimentos tecnológicos, capacitação docente para a transformação das aulas presenciais em aulas ao vivo (tecnologia, capital humano e capacitação), bem como a manutenção das atividades em home office para todo o time de suporte para o pleno atendimento das portarias 343 e 345/20 do MEC.

 

  1. Abatimento dos juros – neste período de COVID-19, não seja cobrado  juros, em pagamentos atrasados; 

Diante da recorrência de questionamentos acerca dos aspectos financeiros, o Grupo Tiradentes entende que a definição de uma política única não seria a mais adequada às mais diversas realidades e, preocupada com os casos pontuais, como sempre, a Unit reforça seu compromisso em estudar os impactos do abatimento de juros no cumprimento financeiro do contrato de forma pontual, conforme sempre foi realizado por meio de nossos meios de atendimento. Importante destacar que, logo após o decreto recomendando isolamento social, a primeira medida tomada pela Unit foi o parcelamento da mensalidade do mês de março em três vezes para todos os alunos. Outra iniciativa que a Unit dispõe é a oferta, sem qualquer ônus, de Seguro Educacional para o aluno ou seu responsável financeiro que perder o emprego – garantindo, assim, o pagamento de algumas mensalidades.

 

  1. Canal de negociação – flexibilizar a negociação das mensalidades, de modo que cada situação econômica seja analisada, com participação e consulta ao Diretório Central dos Estudantes (DCE).

    Ontem, dia 14 de abril, a Unit recebeu o Ofício Nº 006/2020 enviado pelo DCE e todas as questões foram elucidadas e respondidas em menos de 24h ao diretório estudantil. As questões referentes a flexibilização das mensalidades estão sendo tratadas conjuntamente com todas as Instituições de Ensino Superior de Sergipe, com a participação de sindicatos da categoria, e a Unit segue tratando caso a caso, de forma isonômica e equânime, de forma individual. Reforçamos, portanto, que dispomos de canais para atendimento acessíveis no Fale Conosco do portal:  https://www.unit.br.

 

Assessoria de Imprensa/Unit

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

 

 

 

 

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta